Doutores de esperança estimulam a cura por meio do riso no hospital São Camilo

Pacientes dos setores de pediatria, enfermaria e ambulatórios do Hospital São Camilo, na Vila Santa Cecilia, em Volta Redonda, passarão a receber a Trupe Doutores de Esperança. A iniciativa, que será realizada pelo menos uma vez ao mês, faz parte das ações da nova direção do hospital, visando a melhoria dos pacientes da unidade. O grupo de palhaços Doutores de Esperança pertence a uma instituição que desenvolve um trabalho que tem como objetivo elevar a autoestima de pacientes e acompanhantes, estimulando a cura das enfermidades por meio do riso.

De acordo com diretor administrativo do Hospital São Camilo, o enfermeiro especialista em gestão em saúde Ailton Bruno de Moura Gonçalves, a parceria entre o Hospital São Camilo e a trupe Doutores de Esperança faz parte de uma proposta de humanização em saúde.

        “O projeto tem como finalidade amenizar o ambiente hospitalar e os diferentes cenários de saúde, para os pacientes e para a equipe de trabalho. Estamos buscando, com essa iniciativa, a melhora psicológica e clinica dos nossos pacientes e de seus familiares”, disse o enfermeiro.

O Doutores de Esperança conta atualmente com 80 integrantes, que percorrem os leitos dos hospitais que solicitam a presença do grupo. Segundo o administrador da trupe, Leandro Santos, também conhecido como Dr. Petit Poá, o projeto teve início há aproximadamente dois anos, com a ideia de alegrar pacientes em momentos difíceis.

        Segundo ele, para ser um integrante do grupo, o candidato precisa passar por uma espécie de treinamento para estarem aptos às intervenções nos hospitais. Todos os doutores fazem oficinas de palhaçaria e curso de interpretação.

        "Os candidatos aprendem a trabalhar dentro de hospitais. Precisam fazer a troca de roupa dentro de uma unidade de saúde, em função da poeira da rua. No curso, há ainda o trabalho emocional, porque o palhaço precisar levar a alegria e não a tristeza. Levar um pouco de conforto, carinho, alegria e gargalhadas aos que possuem muitos motivos para chorar é o nosso principal trabalho", completou.

 

 

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro