Postos de saúde de BM abrirão no próximo sábado para vacinação contra febre amarela

Barra Mansa passa a ser área de recomendação da vacina contra febre amarela. A orientação era fornecer dose apenas para quem viajasse para áreas endêmicas, mas a partir do próximo sábado (dia 8), estará disponível para toda a população e os postos de saúde do município estarão abertos das 8h às 12h. O Ministério da Saúde anunciou esta semana que o Rio de Janeiro passa a ser o 20º Estado da União a vacinar toda a população contra a doença.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, Marlene Fialho, as vacinas serão recebidas gradativamente até dezembro e a aplicação será feita por agendamento nos postos de saúde em um dia da semana, para evitar desperdício de dose. “A meta é vacinar pelo menos 90% da população até o final do ano. Para vacinar é só procurar um posto de saúde e agendar o horário”, disse.

Marlene destaca que a imunização é recomendada para pessoas com idade entre seis meses e 59 anos, que não tenha tomado nenhuma dose da vacina, e pessoas com mais de 60 anos também devem tomar, mas com recomendação médica por se tratar de vírus vivo. “A vacina é administrada em dose única, que confere imunidade por toda a vida, segundo o Ministério da Saúde”, destaca.

A coordenadora alerta a população para que procure os postos de saúde, mesmo que o inverno seja período de baixa sazonalidade e diminuição de mosquitos. “A população infelizmente só se preocupa com a vacina quando alguém morre, mas a prevenção é de extrema importância. Todos devem se vacinar, é recomendação do Ministério da Saúde”, afirmou.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos: silvestre e urbano. Desde o início do ano, o estado do Rio registrou 23 casos da doença em humanos, com oito mortes. No País, são 797 casos de febre amarela confirmados e 275 mortes.

Postos em atendimento no próximo sábado:

Sirene I – Boa Sorte

Sirene II – Vila Nova

Sirene III – Nove de Abril

UBS Centro, Rialto, Amparo, Santa Rita de Cássia e Km 4.

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro