Volta Redonda ganha programa ‘Turismo em Volta”

O projeto “Turismo em Volta” foi lançado na tarde desta quarta-feira (dia 20) durante uma reunião do prefeito Samuca Silva (PODEMOS) com donos de agências de turismo do município e representantes da rede hoteleira. O programa é um plano estratégico para o fomento do turismo de lazer em Volta Redonda.

No encontro, os empresários e a equipe técnica da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo elencaram pontos necessários para o crescimento do setor. Atualmente, a maior taxa de ocupação dos hotéis no município acontece nos dias úteis, enquanto nos finais de semanas cai o número de hóspedes. “Acredito no turismo de Volta Redonda, que é o centro da região, e temos a melhor estrutura para receber os visitantes. Queremos, agora, investir no turismo de lazer e isso é possível pela posição geográfica de Volta Redonda. Estamos próximos à região das Agulhas Negras, com Parque Nacional de Itatiaia e Penedo; do interior de Minas Gerais com Santa Rita de Jacutinga, Passa Vinte e Rio Preto; do litoral com Angra dos Reis e Paraty, além do Vale do Café nas cidades Valença (Conservatória), Vassouras”, afirmou Samuca Silva, citando a parceria da CVC, maior operadora de turismo do país, com o município.

A partir deste mês, oficialmente, a agência está vendendo pacotes partindo de Volta Redonda (hub turismo) para dois destinos: as fazendas do Vale do Café e um parque aquático de Barra do Piraí. Os visitantes passam o dia nas cidades vizinhas e retornam à Volta Redonda para dormirem, conforme propôs os representantes da agência de turismo, utilizando a rede hoteleira da cidade. Hoje, segundo levantamento da secretaria municipal, Volta Redonda possui 1,5 mil leitos em 13 redes de hotéis.

Entre ações definidas na reunião, a secretaria realizará um inventário turístico para formatar produtos para serem oferecidos aos visitantes da cidade. Foram citados o Parque Municipal Fazenda do Ingá, que possui 211 hectares de Mata Atlântica, e o Zoológico Municipal, além de um roteiro gastronômico e da vida noturna.

Além disso, foram propostas a criação do Contur (Conselho Municipal de Turismo), com representantes empresariais e governamentais; o FunTur (Fundo Municipal de Turismo); o Calendário Anual de Eventos e Plano Municipal de Turismo, além de um portal na internet e o mapa da cidade com as opções de lazer.

Foto: Divulgação SecomVR/Gabriel Borges

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro