Susesp intensifica serviços de limpeza de bueiros e desobstrução de rede de águas pluviais

Com a chegada da temporada de chuvas, a Susesp - BM (Superintendência de Obras e Serviços Públicos), com apoio do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), está intensificando os serviços de limpeza de bueiros e desobstrução das redes de águas pluviais. A previsão é de que a operação seja realizada em todo o município, principalmente nas áreas de maior incidência de alagamentos.

Inúmeras ruas dos bairros Nove de Abril, Roberto Silveira, Siderlândia, Ano Bom e Centro já receberam a operação, que tem caráter preventivo, conforme explica o diretor executivo da Susep, Fernando Balduíno. “O foco da operação é evitar alagamentos provocados por lixo acumulado nos bueiros e obstrução em grande parte dos 200 km de rede de águas pluviais”, detalha Fernando.

Um dos pontos que recebeu o serviço foi a Avenida Domingos Mariano, próximo ao número 447, Centro. Neste local, além da desobstrução da rede, foi realizada a substituição de parte da tubulação.

Na Rua Tenente José Eduardo, no Ano Bom, foi feita a troca total de cerca de 15 metros de tubulação de rede, entre o Restaurante Fogão Gaúcho e a Academia ao Ar Livre. “Neste trecho tentamos desobstruir a rede. No entanto, a operação não foi possível em decorrência da quantidade de garrafas pets, pedras, entulhos e outros resíduos depositados na tubulação. Tivemos que substituir todo o manilhamento. Com isto, o problema de alagamento recorrente que existia na localidade foi sanado”. 

Ainda segundo o diretor, algumas vezes as galerias estão obstruídas com folhagem ou até mesmo pedras, que são arrastadas pelas águas das chuvas. “Com isso, não há condições de escoamento, o que provoca o alagamento das ruas. Por isso estamos fazendo esse serviço. Em alguns pontos, utilizamos um caminhão de hidrojateamento e auto vácuo, contratado pelo Saae. O veículo possibilitou a transferência por meio da sucção dos resíduos líquidos e descartes para um tanque do próprio caminhão”.

O diretor executivo do Saae, Fanuel Fernando, disse boa parte da rede de Barra Mansa é mista. “Por concentrar águas de chuvas e esgoto, o apoio de equipe da autarquia é extremamente necessário, visto que a Susesp é responsável pela limpeza dos bueiros e o Saae pela desobstrução da rede de esgoto”, ressaltou.

Fanuel ainda explicou que neste mês de janeiro, o Saae vai realizar uma licitação para a contratação de um caminhão de hidrojateamento e auto vácuo. “Já dispomos de um veículo deste tipo. Porém, não é suficiente para atender as demandas de todo o município”.

O serviço de limpeza de bueiros e desobstrução de rede é realizado por meio de um planejamento anual da Susesp e do Saae, mas também pode ser solicitado pela população. Para requerer o serviço é preciso entrar em contato com a Susesp pelo telefone (24) 3322-2064/ 3323-5905 ou o 115, do Saae.

Localidades beneficiadas com os serviços de manutenção em bueiros 

Rua José  Jorge dos Reis Meirelles – 673 -  Vista Alegre

Rua Jorge Lóssio – toda extensão da rua – Centro

Rua Pedro Paulino – Eduardo Junqueira

Avenida Domingos Mariano – 447 – Centro

Rua Major José Bento – 371 – Vila Nova

Rua Pinto Ribeiro – Centro

Avenida Beira-Rio – Roberto Silveira

Construção de redes de águas pluviais

Rua Tenente José Eduardo – Ano Bom

Rua República do Paraguay – Centro

Foto: Divulgação PMBM

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro