Exame descarta febre amarela como causa da morte em jovem de BM

A secretaria de Saúde de Barra Mansa recebeu na tarde de quarta-feira (dia 24), o exame que analisou a causa da morte do jovem Salomão da Silva Chagas, de 19 anos, falecido na Santa Casa de Misericórdia no dia 17 de janeiro. O resultado da análise feita pelo laboratório da FioCruz, no Rio de Janeiro, deu negativo para febre amarela. Dengue, zika, chicunkunya e hantavírus foram analisadas pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) e também foi descartada a suspeita dessas doenças.

O jovem deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde foi imediatamente atendido e posteriormente transferido para a Santa Casa, aonde veio a falecer na madrugada do dia 17. O Hospital encaminhou o corpo da vítima para o IML (Instituto Médico Legal), que, através de laudo apontou óbito provocado por edema pulmonar e infecção respiratória.

Apesar de não apresentar sintomas de febre amarela, a investigação foi feita devido ao surgimento de casos da doença em cidades limítrofes com Barra Mansa, como Valença. Foram feitos também exames para detectar dengue, zika, chicunkunya e hantavírus e todos deram negativos.

Na manhã desta quinta-feira (dia 25), a equipe de Vigilância em Saúde entregou pessoalmente o resultado para a família do jovem. De acordo a Gerente de Vigilância em Saúde, Ana Lúcia Devezas, com o resultado negativo para febre amarela, Barra Mansa continua sem nenhum caso suspeito ou confirmado da doença. “É importante que as pessoas que ainda não se vacinaram, procurem o posto de saúde mais próximo para se protegerem, principalmente moradores de áreas rurais e de regiões com matas e florestas”, afirma.

Mais de 120 mil vacinados

Segundo o secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, mais de 121 mil pessoas foram imunizadas. Somente em 2018, já foram vacinados 86 mil. A meta é imunizar 155 mil pessoas de nove meses de idade até 59 anos. Ainda faltam aproximadamente 34 mil.

A vacinação continua durante a semana em todas as unidades de saúde das 8 às 17h. No próximo sábado (dia 27O, o município participa da campanha estadual do Dia D de vacinação contra a febre amarela. Todas as unidades funcionarão das 8 às 17h.

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro