Secretaria estadual de Saúde promove Dia D contra a febre amarela neste sábado

A secretaria estadual de Saúde realiza, neste sábado (dia 27), o Dia D de vacinação contra a febre amarela em todos os 92 municípios do estado. A ação dá continuidade à estratégia da SES, iniciada no ano passado, visando imunizar cerca de 14 milhões de pessoas em todo o território fluminense contra a febre amarela. Até agora, já foram vacinadas cerca de 8.1 milhões de pessoas em todo o estado e aproximadamente 5.9 milhões ainda devem ser imunizadas.

Deste total, 4.9 milhões são residentes de municípios onde haverá fracionamento. No Dia D, a expectativa é aplicar 600 mil doses de vacina. "O Rio é o estado que mais vacinou em 2017 e queremos ampliar ainda mais esse número em 2018. Saímos de 3% da população vacinada para mais de 55%. Começamos nossa estratégia de vacinação com a criação de cinturões de bloqueio, em janeiro do ano passado, mesmo antes de registrarmos qualquer caso em humanos. Não paramos de trabalhar para imunizar toda nossa população contra febre amarela e agora vamos realizar um grande Dia D", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

O Dia D acontece em todas as cidades, de 8h às 17h, e conta com apoio de unidades do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar.  Além dos postos de saúde municipais, a população poderá receber a vacina em todas as 29 UPAs do estado, unidades hospitalares da rede estadual, oito tendas montadas pela SES, 30 unidades do Corpo de Bombeiros Militar, seis unidades da Polícia Militar, HUPE, ALERJ e TJRJ. "Esta ação é especial porque estamos contando com a parceria de diversas instituições. A imunização é competência dos municípios, mas todos nós podemos fazer com que instituições participem, para podermos ampliar o número de pessoas vacinadas, no menor tempo possível", ressaltou Luiz Antonio.

Com a antecipação da campanha de fracionamento da vacina contra a febre amarela, no último dia 25, os 15 municípios da região metropolitana passaram a fornecer doses fracionadas da vacina. Fazem parte da campanha de fracionamento as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica. Nos demais municípios do estado estão sendo aplicadas doses padrão da vacina.

O Dia D conta com apoio das secretarias de Estado de Defesa Civil, Educação, Ciência e Tecnologia, Segurança, Meio Ambiente, Fazenda e Planejamento, Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e Turismo, além da PGE e do RioPrevidência.  

Estratégia

Em janeiro de 2017, a Secretaria de Estado de Saúde adotou medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos de febre amarela no território fluminense, iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a doença, principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença na época). Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado foram incluídos na área de recomendação da vacina e receberam doses para imunizar a população. 

Casos - Em 2018, o estado do Rio registrou 25 casos de febre amarela silvestre em humanos, sendo oito óbitos. 

Quem deverá tomar a dose fracionada:

- pessoas maiores de 2 anos até 59 anos não vacinadas;

- mulheres não vacinadas que estejam amamentando crianças maiores de 6 meses;

- pessoas com mais de 60 não vacinadas, após avaliação de serviço de saúde.

Quem continuará tomando a dose plena:

- crianças de 9 meses a menores de dois anos;

- pessoas com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia, pacientes com doenças hematológicas, entre outras);

- gestantes;

- viajante internacional (devem apresentar comprovante de viagem no ato da vacinação).

Para mais informações sobre a doença ou saber onde se vacinar no seu município acesse http://www.febreamarelarj.com.br/locais-de-vacinacao.

Até quinta-feira, Barra Mansa já havia vacinado 123.669 mil pessoas

Barra Mansa participa nesta sábado (dia 27), do Dia D de vacinação contra a febre amarela. Todas as 49 Unidades Básicas de Saúde participam da campanha, oferecendo a dose única da vacina das 8 às 17 horas. De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização da secretaria municipal de Saúde, Marlene Fialho, o Dia D será mais uma chance das pessoas que não puderam se vacinar durante a semana se proteger contra a febre amarela. “As pessoas que trabalham durante o dia ou não tiveram tempo de irem às unidades de saúde terão mais uma oportunidade de se vacinar nesse sábado”, afirmou.

A meta da SMS é imunizar 155 mil pessoas em Barra Mansa. Até quinta-feira (25), 123.669 mil pessoas já haviam sido vacinadas, ainda faltam 31.331 mil moradores. Para Marlene Fialho, esse fator pode influenciar na redução de tempo na fila. “Como a maioria da população já se vacinou, acreditamos que o tempo de espera na fila será bem menor, ainda mais que todos os postos estarão funcionando o dia todo”, destacou.

A coordenadora explicou que a vacina contra febre amarela não é indicada para alérgicos a algum componente da vacina e a ovos e derivados, pessoas que realizam terapias imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes e HIV, transplantados de medula óssea, pacientes com histórico de doença do Timo e doenças neurológicas de natureza desmielinizante, pessoas com baixa imunidade e em tratamento de quimioterapia e radioterapia. “A recomendação é que evitem viajar para áreas de risco que tenham casos comprovados de febre amarela ou que possuem muitas matas e florestas, e que não se esqueçam de sempre usar repelentes”, finalizou Marlene Fialho.

Em Volta Redonda, a secretaria de Saúde de Volta Redonda vai abrir todas as 44 unidades de saúde da Atenção Básica neste sábado, dia 27, das 8h às 17h. O atendimento será exclusivo para aplicação da vacina contra a febre amarela.

Foto: Divulgação PMBM/Paulo Dimas

 

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro