Saae–VR prepara a troca de hidrômetros antigos

Conforme registros do Saae, Volta Redonda tem 68% de hidrômetros com mais de cinco anos de uso e cerca de 5 mil hidrômetros parados. Equipamento ultrapassado compromete a medição, segundo a autarquia.

Visando garantir a correta e justa medição, o Saae vai iniciar a troca desses equipamentos. A manutenção não vai gerar custo para o usuário.

O diretor-executivo do Saae, José Geraldo Santos, o Zeca, explicou que entre os parâmetros para a troca está o tempo de uso. “Os hidrômetros com mais de 5 anos de uso serão todos trocados. Esse período é justamente o tempo de vida útil do equipamento. A gente tem muitos hidrômetros parados ou quebrados”, detalhou Zeca.

Volta Redonda possui um total de 90 mil hidrômetros. O início para a troca dos equipamentos está previsto para final de março. “Estamos em processo final de licitação para a compra desses hidrômetros. A nossa expectativa é substituir pelo menos 18 mil equipamentos em 2018. A gente recomenda aos usuários que mantenham o hidrômetro intacto após a troca. A gente nota que alguns usuários pintam o equipamento ou arrancam a tampa, isso acaba comprometendo a leitura ou o tempo de vida do hidrômetro”, disse Zeca. 

 

Saae dispõe de Sala de Hidrometria

Diariamente o Saae realiza testes nos hidrômetros de Volta Redonda, seja a pedido dos usuários ou conforme necessidade. Os testes são realizados para checar se o equipamento está funcionando conforme o previsto.

A artesã Márcia Cardoso de Souza solicitou ao Saae um teste no hidrômetro do prédio onde ela é síndica. “Eu não sabia que poderíamos solicitar esse serviço. Eu liguei para o SAAE, pois foi um pedido dos moradores do nosso prédio para checar se o consumo estava correto e fui muito bem atendida. E poder acompanhar os testes dá mais credibilidade”, disse Márcia.

O contribuinte que tiver dúvida pode solicitar ao Saae a realização do teste pelos telefones 115 ou (24) 3344-2900. Ou ainda pode ir pessoalmente ao setor de atendimento. “Essa Sala de Hidrometria é referência na região. É uma bancada que atende a verificação das leituras, inclusive possui a certificação ISO 9001/2008 e recebe anualmente a verificação do INMETRO”, detalhou Zeca. 

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro