Prefeitura de Volta Redonda capacita conselhos municipais

Em continuidade à série de capacitações dos servidores municipais, a prefeitura de Volta Redonda, por meio do Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov), realizou na segunda-feira (dia 5), um treinamento com representantes dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI). O encontro aconteceu no auditório da secretaria de Ação Comunitária (Smac) e faz parte de um projeto piloto com os conselhos e as entidades que fazem parte deles. “A intenção da prefeitura é que todos os conselhos e as entidades que compõem esses conselhos estejam capacitados a fazer projetos, captar recursos e entender a função deles no contexto das políticas públicas. Nós explicamos como funciona a captação de recursos pelas entidades, pelo conselho e como fazer projetos”, explicou o secretário do Gabinete de Estratégia Governamental, Fabiano Vieira.

A capacitação reuniu cerca de 40 pessoas e foi ministrada pela especialista de Políticas Públicas, Rita Souza, e pela analista de Convênios, Cristiane Campanate, ambas do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), ligado ao Gegov.“No fim de 2017 houve uma capacitação com o conselho de assistência social e outros conselhos municipais também passarão pela mesma capacitação”, destacou Rita Souza.

Presente no treinamento, a presidente do CMDDPI, Mariana Pimenta do Nascimento, contou como surgiu a necessidade da capacitação. “Havia a necessidade de entendimento dos conselheiros sobre o que é um conselho de direitos e também da importância das instituições conseguirem captar recursos próprios para a manutenção dos serviços. Pensamos nesse momento em explicar qual o papel do conselho e falar da participação popular, sobre o controle social e a importância da elaboração de projetos sociais”, explicou Mariana.

O prefeito Samuca Silva reforçou a importância da participação dos conselhos na construção de políticas públicas para o município. “O objetivo é esse: trabalhar a capacitação permanente, para que possamos ter conselhos ainda mais fortes e atuantes no município”, frisou.

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro