Procon-BM autua três agências bancárias por demora no atendimento 

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Barra Mansa realizou na segunda e terça-feira (dias 12 e 13), a fiscalização de agências bancárias para verificar se as unidades estão cumprindo a lei municipal sobre o tempo de fila. Foram vistoriadas 12 agências, sendo que três foram reprovadas neste quesito. Os nomes das instituições financeiras notificadas não foram divulgados pela assessoria de imprensa do órgão.

De acordo com a Lei Municipal nº 3108/99, o tempo máximo de espera, desde o momento em que o consumidor entra na fila até ele ser atendido, não deve passar de 20 minutos. O objetivo da fiscalização, segundo o gerente do Procon-BM, Felipe Fonseca, é dar dignidade ao atendimento dos clientes nas agências, evitando que se espere a mais nas filas e que a lei seja cumprida. 

Os bancos que foram reprovados por demora no atendimento foram as duas agências do Bradesco, uma próxima à Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) e outra ao lado da rodoviária, e a agência do Santander, na Avenida Joaquim Leite, em frente à Praça da Matriz.

Segundo Felipe, os bancos foram autuados e têm dez dias para apresentarem defesa. “Os bancos que não respeitaram o tempo máximo de espera na fila receberam auto de infração e devem apresentar defesa em até dez dias. A multa será aplicada caso a justificativa não for considerada cabível para a situação”, completou.

O gerente do Procon-BM orienta sobre como os consumidores devem agir em situações como essa. “Caso for constatado que o tempo de até 20 minutos não foi respeitado, o consumidor deve autenticar a senha pedindo que o funcionário do banco assine com data e hora do atendimento. Após isso, o cliente deve trazer a senha autenticada ao Procon para que seja feita a abertura do Processo Administrativo para averiguar a denúncia de descumprimento da lei”, explicou Felipe Fonseca. 

O Procon Barra Mansa funciona de segunda à sexta-feira das 8 às 16h30, no térreo da prefeitura, na Rua Luis Ponce, 263, Centro.

Procon nos bairros

O Procon de Barra Mansa realiza nesta quarta-feira (dia 14) a quinta edição do projeto “Procon nos bairros”, dessa vez no Ary Parreiras de 17h às 20h. Os moradores da localidade terão a oportunidade de tirar dúvidas referentes aos direitos do consumidor. A tenda será montada na Praça Manoel Machado de Oliveira.

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro