Aluízio de Campos Costa, ex-prefeito de VR, morre no Rio

Morreu na madrugada desta terça-feira (dia 3), no Rio de Janeiro, o ex-prefeito de Volta Redonda, Aluízio de Campos Costa. De acordo com comunicado da prefeitura da Cidade do Aço, ele faleceu no Hospital São Lucas, em Copacabana, por falência múltipla dos órgãos, após 20 dias internado devido a uma cirurgia no cérebro. O sepultamento será no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na manhã desta quarta-feira (dia 4). 

A morte do ex-prefeifo havia sido confirmada, no início da manhã, em postagem feita pelo neto do político, o atual prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (MDB), em uma rede social. “O que realmente importa é o carinho eterno e a saudade, porque a existência é dádiva divina e ele soube viver”, escreveu Drable.

Coronel do Exército, Aluízio, que também foi diretor da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), administrou Volta Redonda por exatos quatro anos, entre 20 de abril de 1979 e 20 de abril de 1983. Ele foi nomeado prefeito pelo presidente da República, João Batista Figueiredo, na época em que a cidade era Área de Segurança Nacional. A indicação partiu do então governador do Rio, Chagas Freitas.

Aluízio era filiado ao PDS (Partido Democrático Social), antiga Arena (Aliança Renovadora Nacional), que dava sustentação ao regime militar. Ao ser afastado, também por medida de Figueiredo, ele passou o cargo a William de Freitas, então presidente da Câmara de Vereadores, que ficou no cargo pouco tempo, pois logo em seguida Figueiredo indicou prefeito Benevenuto dos Santos Neto, o último nomeado pelo regime militar.
Em 1985, Aluízio ainda concorreu a prefeito, na eleição direta vencida pelo vereador Marino Clinger, do PDT.

No ano passado, no aniversário de 63 anos de emancipação de Volta Redonda, Aluízio de Campos foi um dos ex-chefes do Executivo da Cidade do Aço homenageados pelo atual prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos). No evento realizado na Praça Sávio Gama, o militar foi representado pelo neto, Rodrigo Drable.

Luto

A prefeitura de Volta Redonda decretou luto de três dias pela morte do ex-prefeito Aluízio de Campos Costa. “Em nome do prefeito Samuca Silva e de todo governo, expressamos sinceras condolências à família”, informou a nota da assessoria de imprensa do Palácio 17 de Julho.

A prefeitura de Barra Mansa também emitiu nota: "Neste momento de dor, a prefeitura de Barra Mansa se solidariza com seus familiares e amigos ratificando votos de pesar pela grande perda".

Foto: Reprodução PortalVR

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro