Alunos da Creche Dona Lili voltam às aulas seis dias depois do incêndio

Os 87 pequenos estudantes matriculados na Creche Municipal Maria das Dores Almeida Duarte, a Creche Dona Lili, localizada na Morada do Contorno, vão retornar às suas atividades normais nesta quarta-feira (dia 11). A volta dos alunos, que acontece menos de uma semana depois que um incêndio destruiu totalmente a unidade (o sinistro ocorreu na madrugada do dia 5), foi anunciado pelo prefeito Diogo Balieiro (DEM), que se reuniu na noite de ontem (segunda, dia 9) com os pais e responsáveis pelas crianças no Ciep 489 – Augusto de Carvalho, na Cidade Alegria.

Durante o encontro, que contou com a presença de 58 pais, além da secretária de Educação, Rosa Frech, da presidente do Instituto Educar, Alice Brandão, e da diretora da creche Dona Lili, Eduarda Cristina Costa da Silva, entre outros profissionais da educação, Baleiro disse aos responsáveis que uma nova creche será construída nas dependências do Ciep 489 para reunir todas as 87 crianças novamente. As obras no local já começaram.

As crianças das creches 2 e 3 serão atendidas no Ciep 489, e 14 restantes, da creche 1, ficarão na Creche Municipal São Vicente de Paulo. Ambas as unidades ficam no bairro Cidade Alegria. O prefeito disse aos pais que a previsão é que a nova creche fique pronta em 45 dias, com todas as dependências necessárias para que as crianças possam realizar suas atividades específicas. "O que aconteceu na creche Dona Lili foi uma tragédia para todos nós. Mas logo após constatarmos que a unidade estava totalmente destruída, concentramos nossos esforços em encontrar uma saída para que nossas crianças pudessem voltar às suas atividades. E encontramos. É claro que as instalações não são as ideais, é claro que lá na creche era melhor, pois o local havia sido preparado para isso, mas eu garanto a cada um de vocês que aqui, ou lá na São Vicente de Paulo, o que não faltará é amor, carinho e vontade de cuidar das nossas crianças da melhor forma possível", disse o prefeito, ressaltando que a preocupação maior era não deixar as crianças em casa por 45 dias.

Também bastante emocionada, a diretora da creche, Eduarda Cristina, agradeceu o apoio recebido dos pais e explicou que as crianças, embora estejam em outras unidades, serão cuidadas pelos menos profissionais que trabalhavam na Creche Dona Lili e que serão temporariamente transferidos para as outras unidades. A diretora também solicitou aos responsáveis que levem, novamente, os documentos das crianças, pois o cadastro delas terá que ser totalmente refeito, já que a documentação foi queimada durante o incêndio. A diretora lembrou ainda que, para receber os pequenos, o Ciep está passando por algumas adaptações, mas que, com união e paciência, todos os problemas serão superados.

Nova Creche

As obras de construção da nova creche, nas dependências do Ciep 489, já tiveram início e serão executadas em ritmo acelerado para que todos os alunos possam voltar a estudar num mesmo local. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos num prazo de 45 dias. No novo espaço, que aproveitará as estruturas do pátio coberto, serão construídas seis salas de aula (outras três já existem) e um refeitório pequeno para atender as crianças menores, com idade entre um e dois anos, além de um parquinho. Já num prédio anexo, será construída uma brinquedoteca, no térreo, e salas de sono no segundo andar.

Foto: Arquivo/Divulgação PMR

 

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro