Agentes de Saúde de Barra Mansa são capacitados para combate a vetores

Aproximadamente 100 agentes da Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa recebem esta semana, orientações sobre o combate a vetores. A capacitação está sendo realizada no Parque Natural Municipal de Saudade, de 8 às 14 horas, por técnicos das secretarias municipal e estadual de Saúde.

Segundo o coordenador da Vigilância Municipal em Saúde Ambiental, Antônio Marcos Rodrigues, o treinamento tem como foco o aperfeiçoamento dos conhecimentos, principalmente no que se refere ao combate do Aedes aegypti. “Com a tendência de temperaturas mais amenas, a população relaxa nos cuidados contra o mosquito transmissor da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. É preciso estar atento para o fato de que no outono/inverno a incidência dessas doenças diminui, no entanto, isso pode significar uma epidemia quando as temperaturas voltarem a subir. Associar a dengue e outras doenças provocadas pelo Aedes aegypti ao verão é um equívoco”, detalhou Rodrigues.

Na avaliação do técnico da Divisão de Controle de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Vasconcelos, a capacitação está diretamente relacionada à execução do trabalho em campo. 

Atuação

 Segundo Antônio Marcos Rodrigues, os agentes da Vigilância em Saúde Ambiental atuam de maneira regionalizada, na visitação das residências. “Eles vistoriam as áreas externas das casas e orientam os moradores para que eliminem qualquer tipo de recipiente que ofereça a possibilidade de água limpa e parada, pois é ali, que as larvas do Aedes aegypti se desenvolvem. “Nas casas onde os moradores estão ausentes, deixamos um comunicado solicitando que entrem em contato com nosso departamento a fim de agendar a vistoria. Já os casos de terrenos baldios que necessitam de limpeza, acionamos a Fiscalização de Posturas da prefeitura para a identificação do proprietário e notificação acerca da necessidade do procedimento”, explicou.

 

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro