Ponte dos Arcos completa 60 anos

O cartão postal de Barra Mansa, a Ponte Ataufo Pinto dos Reis, conhecida como Ponte dos Arcos, completa 60 anos de sua construção na próxima terça-feira (dia 1º). Para comemorar a data, a Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), a ABH (Associação Barramansense de História) e o Grebal (Grêmio Barramansense de Letras) farão um tributo à ponte, com homenagens e rememorações da história da cidade. O evento será realizado em uma das entradas da ponte, no Centro, às 10h, e será aberto ao público.

Para Denyse Singulani, presidente da Aciap, comemorar o aniversário da construção é celebrar a história de Barra Mansa. “A Ponte dos Arcos é o símbolo e cartão postal da nossa cidade e merece ser celebrado. Muitas pessoas, principalmente as mais jovens, não conhecem a nossa história, então nos sentimos na obrigação, como entidade da sociedade civil, de manter vivo esse apreço pelo patrimônio histórico e principais marcos de Barra Mansa”, afirmou Denyse.

As instituições planejam ainda lançar um livro alusivo à data, contando a história da construção. A publicação irá trazer fotos da época, relatos de cidadãos que testemunharam o empreendimento, a queda e a reconstrução da ponte. O livro será lançado durante a inauguração do novo andar térreo da Aciap de Barra Mansa, ainda sem data definida.

A sede do Grêmio está localizada em frente a Ponte do Arcos, fato que, de acordo com Rozan Silva, presidente do Grebal, fortalece a conexão entre a instituição e a história que a construção representa. “Há 38 anos, os grebalistas lançam seus livros e promovem a literatura, com a maravilhosa vista da Ponte dos Arcos. Ela está presente em cada fotografia dos nossos eventos e é fonte de inspiração para contos, crônicas, sonetos e poesias de nossos autores, além de ser um ponto de referência para se chegar em nossa sede. Desta forma, não poderíamos deixar de homenagear este importante marco da nossa história”, concluiu Rozan.

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro