MPRJ denuncia 26 PMs do batalhão de Barra do Piraí por corrupção passiva

 O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), denunciou 26 policiais militares do 10º BPM (Barra do Piraí) por corrupção passiva. De acordo com a denúncia, ao menos entre os meses de janeiro e outubro de 2010, os PMs receberam dinheiro de criminosos para não coibirem os crimes de furto, estocagem e venda ilícita de combustíveis adulterados na região de Piraí.

As investigações, conduzidas pela Auditoria Militar, começaram em outubro de 2010, quando a 2ª seção do 10º BPM (Barra do Piraí) realizou uma operação em Piraí para apurar denúncias de que policiais do próprio batalhão estariam recebendo vantagens financeiras indevidas para permitir a prática de crimes na região, praticados pela chamada “máfia dos combustíveis”.

Na operação, três homens foram presos em flagrante pelo crime de comercialização ilegal de combustíveis. Com eles, a polícia apreendeu um caderno de notas. Nele, estavam descritos os nomes de policiais militares que participavam do esquema e os valores que cada um recebia para deixar que os crimes fossem praticados. Segundo as anotações, o total pago aos PMs chegou a R$ 266 mil, entre janeiro e outubro de 2010.

Após a identificação dos policiais que receberam a propina do crime, a Justiça os afastou de suas funções na corporação, tanto internas quanto externas. Com a denúncia, o MPRJ requer a condenação dos 26 pelo crime de corrupção passiva agravada, de acordo com o artigo 308, parágrafo 1º, do Código Penal Militar, na forma do art. 79, 1ª parte, do mesmo código.

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro