Tutuca entrega moção de aplausos para alunos de Pinheiral 

Em dezembro do ano passado, seis jovens de Pinheiral desembarcaram em Abu Dahbi, capital dos Emirados Árabes, para participar da final mundial do Desafio Land 4x4 nas Escolas. Além da primeira experiência internacional, Isabella, Julia, Ygor, Marco, Pablo e Laís trouxeram a certeza de que estão abrindo novos horizontes para o futuro, além do 1º lugar na categoria Uso das Redes Sociais. Nesta segunda-feira (dia 14), o deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB) esteve no Ciep 291 - Dom Martinho Schlude para agraciar a escola, os professores e os seis alunos integrantes do projeto com uma moção de aplausos, proposta e aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). 

O parlamentar destacou a importância do reconhecimento do trabalho desenvolvido, incentivando a ampliação e o fortalecimento destas iniciativas. "É muito gratificante ver estes alunos de Pinheiral levando o nome da sua cidade e sua escola em uma competição internacional. O reconhecimento deste feito mostra como é importante incentivarmos e reconhecermos estas iniciativas, garantindo que tenham continuidade e que sirvam de exemplo para os jovens e outros projetos", analisou. Na final mundial, o projeto Auto 291 ficou entre os três melhores na categoria Inovação Tecnológica, disputado entre 150 jovens de 16 países. 

Para o professor Luciano Marins, foi muito importante trabalhar junto com os jovens as questões de empreendedorismo que o projeto exigia, amadurecendo e dando novas experiências aos alunos. "Nós conseguimos implementar este projeto a grade curricular da escola, que é voltada para a área do empreendedorismo, e trabalhamos muito junto aos alunos estas noções de microempresário. Eles têm funções estabelecidas, cronograma de trabalho e desenvolvem seus conhecimentos que o mercado de trabalho exige. Participar da final mundial foi uma experiência única, não só para os alunos, mas para todos nós que participamos do projeto", disse. 

O prefeito Ednardo Barbosa (MDB) recordou o primeiro encontro com os membros da equipe, e destacou o amadurecimento que os jovens tiveram, diante da experiência que o projeto proporcionou. "Me recordo do primeiro encontro que tive com eles, na prefeitura, e é notória a desenvoltura adquirida por estes jovens. Fico muito orgulhoso por esta conquista, e já desejo boa sorte a nova equipe que está sendo preparada para este ano. Tenho certeza que o município tem muito a ganhar com esses alunos", destacou. 

A Auto 291 foi a primeira equipe brasileira a vencer um prêmio na final mundial, e hoje é referência na competição. Pelo excelente desempenho, uma nova equipe foi criada, a Pine Road, que irá disputar o segundo ano do desafio na modalidade iniciante. 

O aluno Pablo Henrique Costa destacou a oportunidade de participar do projeto, além da experiência de ir para fora do país. "O projeto foi muito importante para mim. Adicionou muitas coisas minha vida, conheci outro país, outras culturas, além proporcionar uma experiência profissional muito gratificante", afirmou.

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro