Hemonúcleo de Barra Mansa funcionará neste sábado

Para quem passoua última semana apreensivo com a classificação do Brasil na Copa do Mundo da Rússia e esqueceu de doar sangue pode ficar despreocupado. Durante o próximo sábado (30) o Hemonúcleo do município atenderá no horário normal, das 7 às 11 horas seguindo a programação do “Arraiá do Sangue Bom”.

O coordenador do Hemonúcleo de Barra Mansa, Sérgio Murilo Conti, reforça o objetivo do funcionamento aos últimos sábados de cada mês. “Muitas pessoas ficam por conta do trabalho durante a semana e não conseguem doar. O atendimento aos sábados acaba sendo essa janela que faltava no calendário do candidato à doação”, explica.

Durante o mês de junho, o Arraiá do Sangue Bom vem incentivando a participação de novos doadores, além de oferecer após as doações um lanche com comidas típicas das festas juninas, como: cachorro quente, broa de milhoverde, canjica, arroz-doce e chocolate quente. A campanha continua até o dia 13 de julho.

Quem pode doar sangue 

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. O doador precisa estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.

Análise do sangue 

Após a doação, o sangue passa por uma criteriosa avaliação realizada no próprio hemonúcleo e no HemoRio, onde é verificada a sorologia a fim de evitar doenças transmissíveis pelo sangue, como Hepatite B e C, sífilis, HIV, doença de chagas. Na sequência, é feita a manipulação e pesagem do sangue, que ainda passa pelo processo de centrifugação para separação do hemocomponentes viáveis – concentrado de hemáceas,plaquetas, plasma e crioprecipitado  – que serão utilizados em diversas patologias. 

Foto: Divulgação PMBM/Chico de Assis

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro