Dia D’ contra o sarampo e a poliomielite vacina 1,6 mil crianças em Barra Mansa

No sábado (dia 18), foi realizado em todo o país o 'Dia D' de mobilização. Em Barra Mansa, a secretaria de Saúde ofertou a dose da vacina em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde). Um balanço preliminar aponta que durante todo o dia 1,6 mil crianças, inseridas no contexto do público alvo, foram imunizadas. Mas o número deve ser atualizado no decorrer da semana.

Na avaliação da coordenadora do setor de Imunização do município, Marlene Fialho, os pais e responsáveis precisam estar atentos para vacinação já que é a única maneira de proteger toda a sociedade, erradicando doenças. “A baixa cobertura vacinal pode facilitar o ressurgimento de algumas doenças. O Brasil tem compromissos internacionais de manter o país livre do sarampo e erradicar a poliomielite. Como são doenças controladas, é importante que os pais se conscientizem e vacinem seus filhos para que elas não voltem a fazer vítimas”, disse Marlene.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, lembrou que há menos de dois anos, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde um certificado de eliminação dão sarampo e que agora a doença voltou a preocupar. “Desde fevereiro, 1.237 casos foram confirmados em todo o Brasil e outros 5.731 estão sendo investigados. Os números são associados à queda da vacinação. Em Barra Mansa não há casos suspeitos da doença, porém é preciso prevenir. Em 2017, o Brasil teve o mais baixo índice de vacinação de crianças em mais de 16 anos. Daí a importância da vacinação, destacou.

Quem perdeu a vacinação neste sábado tem até o dia 31 de agosto para vacinar as crianças menores de cinco anos. As UBS funcionam de segunda à sexta-feira, de 7 às 17 horas.

Em Volta Redonda o Dia D de vacinação contra Pólio e Sarampo foi satisfatória de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de mil e cinquentas crianças foram vacinadas nas 44 Unidades Básicas de Saúde da Familia do município que estiveram abertas para receber a população, exclusivamente para a aplicação das vacinas.

Em VR, foram apelicadas cerca de 3 mil doses da vacina 

Em Volta Redonda o Dia D de vacinação contra Pólio e Sarampo foi satisfatória, de acordo com a secretaria municipal de Saúde. Cerca de 1.050 crianças foram vacinadas nas 44 UBSF do município que estiveram abertas para receber a população, exclusivamente para a aplicação das vacinas.

Foram aplicadas no sábado cerca de 3 mil doses da vacina contra poliomielite e contra o sarampo. O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, considerou positiva a adesão à campanha. "É muito bom ver que as pessoas estão entendendo a importância de vacinar os seus filhos, mas a luta não acaba por aqui. Nós vamos continuar com a campanha até o dia 31 de agosto. Todos os pais que não levaram seus filhos para vacinarem hoje, devem procurar os postos mais próximos nos seus bairros e garantir a imunização", destacou.

Foto: PMBM/Chico de Assis

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro