Piraí tem parecer prévio favorável à aprovação das contas de 2017

A prefeitura de Piraí recebeu parecer favorável à aprovação de suas contas referentes ao ano de 2017, nesta terça-feira (dia 2), durante sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Relatora do processo, a conselheira substituta Andrea Siqueira Martins destacou que o gestor responsável, prefeito Luiz Antônio da Silva Neves, realizou os investimentos obrigatórios em saúde e educação, além de se manter dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no que se refere à gasto com pessoal. O voto, apresentou 11 ressalvas e determinações e duas recomendações, será enviado à Câmara Municipal local, responsável pelo julgamento das contas.

No decorrer do relatório, a conselheira apresentou os números da gestão para justificar seu parecer favorável. O governo investiu 30,53% das receitas de impostos e transferências em educação e 21,46% em saúde, sendo os percentuais mínimos de 25% e 15%, respectivamente. Quando ao gasto com pessoal, o gestor ainda está muito distante do teto de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL), com a aplicação de 46,06%. Mas há uma recomendação para que o gestor "atente p ara a necessidade do controle das despesas com pessoal, uma vez que, embora não tenha atingido o limite prudencial, foi constatado um aumento dos gastos com pessoal superior, no período apurado, ao aumento da RCL".

Andrea abre a lista de ressalvas chamando atenção para as auditorias realizadas pelo TCE que constataram "a existência de sistema de tributação deficiente, que prejudica a efetiva arrecadação dos tributos instituídos pelo município". Em seguida, o voto determina a adoção de medidas "para o equacionamento das irregularidades e impropriedades encontradas". O texto aprovado também destaca que o município "não cumpriu integralmente às obrigatoriedades estabelecidas na legislação relativa aos portais da transparência e acesso à informação pública", determinando, logo em seguida, que sejam implementadas "ações, visando ao pleno atendimento às exigências, estabelecidas na lei complementar federal 131/09, lei complementar federal 101/00, lei federal 12.527/11 e no decreto federal 7.185/10".

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro