Volta Redonda discute revisão do Plano Diretor 2018

O presidente do IPPU VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda), Márcio Lins, debateu com integrantes do CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano) e representantes da sociedade em geral, a revisão do atual Plano Diretor Participativo, aprovado em 2008 e que está sendo revisado para a construção do Plano Diretor 2018, previsto para ser votado e aprovado até dezembro deste ano.

Foram feitas perguntas básicas sobre o que é bom no seu bairro e o que é ruim. Além de perguntas sobre o município, como o motivo de orgulho da cidade e o que você gostaria que existisse no município nos próximos 10 anos. O resultado deste trabalho será aproveitado como propostas para o Plano Diretor.

Márcio Lins comentou a importância do debate na elaboração das novas propostas para o futuro do município. “O Plano Diretor é de grande importância para definir o futuro da cidade em construção, a regulamentação do seu crescimento e garantir a qualidade de vida para as novas gerações. Essa discussão está sendo feita com a participação dos melhores especialistas da região e estamos seguindo as orientações do prefeito Samuca Silva de democratizar os destinos da cidade”, disse.

Estão previstas cinco reuniões e uma audiência pública, que devem ocorrer antes do envio do documento para a votação na Câmara dos Vereadores. “Temos pesquisado outras cidades como referências para o nosso Plano Diretor que tem prazo de 10 anos para revisão. O nosso objetivo é entregar o Plano ainda esse ano, e o conjunto das leis como o zoneamento e parcelamento do solo, o código de obras deverão ser revistos no ano que vem, dentro do prazo estipulado pelo novo Plano Diretor”, explicou Márcio Lins.

A presidente da Associação de Moradores do bairro Niterói, Cláudia Amorim, saiu satisfeita do encontro. “O Plano está sendo muito bem revisado com todos os componentes urbanos, principalmente de mobilidade urbana. Vamos colaborar para o desenvolvimento da cidade”, destacou.

Leandro Rezende, da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, destaca o trabalho para o novo Plano Diretor. “Importante a participação de todos, pensar a cidade para que o crescimento seja direcionado. É a ferramenta que nós temos que vai nos mostrar como será a ocupação do solo e corrigir o que estiver errado”, concluiu.

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro