PF faz grande operação de combate ao tráfico de drogas em VR

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (dia 16), em Volta Redonda, a Operação Síderos no combate ao tráfico de drogas. Estão sendo cumpridos 59 Mandados de Busca e Apreensão e 57 Mandados de Prisão Preventiva expedidos pela 2ªVara Criminal. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro participa das ações.

As investigações foram iniciadas a partir de elementos coletados na fase final da denominada Operação Camará, deflagrada pela PF no segundo semestre de 2017, também no combate a crimes ligados ao tráfico de entorpecentes. Os dados indicaram a existência de ramificações da quadrilha investigada no município de Resende/RJ e na capital fluminense. 

Apurou-se que os investigados remetiam valores da chamada “caixinha” para o munícipio de Resende, onde é baseada a liderança sul fluminense de um grupo criminoso que operava vinculado à importante facção criminosa de tráfico de drogas e de armas no Estado do Rio de Janeiro. No decorrer das investigações, a PF verificou que o alcance territorial da atuação do grupo incluía diversos bairros do referido munícipio estendendo-se para as localidades Divisa, Belmonte, Jardim Belmonte, Retiro, Água Limpa e Siderlândia. 

A identificação do fluxo dos carregamentos de drogas demonstrou que estes eram enviados, juntamente com armamentos, a partir do sul do estado para a capital fluminense. As provas obtidas pela PF foram robustecidas com diversas apreensões de drogas, armas e munições efetuadas por forças estaduais no decorrer dos últimos meses. Verificou-se também que, entre as práticas do grupo, estava o uso de menores para atuar no tráfico de drogas. 

Os presos responderão, na medida de suas participações, sobretudo pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, dentre outros.

Vale lembrar que no decorrer da investigação foram elucidados dois homicídios praticados em Resende e em Volta Redonda por membros da organização criminosa.

*operação policial foi denominada “Síderos", em referência a principal área de atuação de traficantes de drogas – Siderlância, localidade do munícipio de Resende.

Foto: Daniel Barreto de Carvalho

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro