Secretaria de Educação de Barra Mansa inicia Chamada Escolar 2019

A secretaria de Educação de Barra Mansa iniciou na segunda-feira (dia 29), a Chamada Escolar 2019. A rede possui 67 unidades escolares, sendo seis creches, três núcleos infantis e 58 escolas, abrangendo cerca de 20 mil alunos. Os pais e responsáveis pelas crianças que completarão até o fim do mês de março do ano que vem dois anos de idade ou mais já podem procurar a unidade escolar mais próxima e sua residência para efetuar a pré-matrícula. O cadastro é válido para crianças que não estão matriculadas em nenhuma das unidades escolares da rede municipal de ensino e segue até o dia 30 de novembro.

De acordo com o secretário de Educação, Vantoil de Souza, a pré-matrícula é obrigatória para alunos que completam quatro anos de idade até o dia 31 de março de 2019. As vagas oferecidas são para Maternal II e III, Pré I e II, e 1º ano do Ensino Fundamental. “A pré-matrícula deve ser realizada diretamente nas unidades escolares da rede municipal. Os pais ou responsáveis legais terão que escolher até três opções de unidades dentro das áreas próximas à residência do aluno”.

Em caso de número de candidatos maior que o número de vagas, serão considerados os seguintes critérios de preferência: candidato portador de deficiência/transtorno global de desenvolvimento; maior idade; irmão na escola; proximidade da escola e número de protocolo mais antigo. “O cadastramento dos candidatos respeitará sempre o número de vagas fornecidas, segundo as possibilidades dos espaços físicos destinados às salas de aulas”, completou.

Para a matrícula é imprescindível a apresentação dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade do aluno; cartão de vacinação; cartão do SUS; cartão do Bolsa Família, se for usuário do benefício federal; CPF e RG do responsável; comprovante de residência; duas fotos 3x4; declaração de transferência ou histórico escolar, se a criança já for estudante em outra unidade.

Renovação da matrícula

De 29 de outubro a 20 de dezembro é o período de manifestação dos responsáveis quanto à renovação da matrícula. Se for do interesse do pai ou mãe manter o aluno na mesma unidade escolar, a renovação será automática. Se optar pela transferência, o responsável deve pedir a mudança na secretaria do colégio para que o processo de remanejamento do aluno seja iniciado.

A gerente da Educação Básica, Saionara Maciel, explicou que os alunos concluintes dos anos iniciais, ou seja, que estão no 5º ano e foram aprovados para o 6º ano, serão automaticamente encaminhados pela direção do atual colégio para a nova unidade que contempla os anos finais (6º ao 9º anos). Já os alunos concluintes do 9º ano e que entrarão no Ensino Médio em 2019 devem se cadastrar no site Matrícula Fácil, da secretaria estadual de Educação.

A listagem geral dos alunos selecionados no processo de pré-matrícula será divulgada nas unidades escolares no dia 14 de dezembro. Entre os dias 18 e 20 de dezembro, os responsáveis devem confirmar a matrícula nas escolas. Os alunos provenientes, por meio de transferência, de outros sistemas de ensino ou da rede particular, devem aguardar o início do ano letivo de 2019 ou ingressarem através da pré-matrícula, desde que respeitem as exigências.

Foto: Divulgação PMBM/Paulo Dimas

Deixe seu comentário

  • Expediente

    C M DE LIMA FILHO Jornais e Revistas
    Inscrição Municipal: 052727009 - CNPJ: 13018923/0001-12

    Rua Luiz Alves Pereira, nº 115, Sala 301 - Edifício Maria Yabrudi - Aterrado - VR/RJ
    Telefone: (24) 3338 8341
    E-mail: redacao@folhadoacovr.com.br

  • Editor Responsável
    Luiz Eduardo Passos

    Diagramação
    Bruna Viana

    Gráfica
    Diário do Vale

    Tiragem
    10.000 exemplares

    Distribuição
    Semanal

  • Comunicar erro