A Turma da Mônica foi escolhida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) para apresentar às crianças o universo da arquitetura e do urbanismo em escolas públicas do estado. No dia 8 de maio, a primeira edição fluminense do programa CAU Educa visita a Escola Municipal Lund Fernandes Vilella, em Volta Redonda. O bate-papo com alunos do Ensino Fundamental vai girar em torno  da importante função dos profissionais de arquitetura, assim como os seus efeitos para a sociedade.

No encontro será utilizado o gibi, produzido pelo CAU/PR em parceria com o Instituto Maurício de Sousa e a Unesco, que mostra a Mônica, a mais famosa personagem criada por Maurício de Sousa,  em uma jornada de aprendizado com a sua mãe, arquiteta e urbanista, que ensina a garotada sobre o impacto da arquitetura e urbanismo no desenvolvimento das cidades.   

O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, ressalta a importância desta iniciativa inédita do Conselho no Rio de Janeiro. “O Programa CAU Educa é uma iniciativa do CAU/RJ para levar a conscientização do urbanismo, da urbanidade, às crianças. É uma ação para aguçar a percepção da cidade, das calçadas, das ruas, do trânsito, das edificações, observando a diferença dos estilos arquitetônicos”. 

O encontro ainda joga luz sobre a questão ambiental, a importância da presença de árvores nas ruas, em canteiros, praças. “O CAU Educa é uma possibilidade para as crianças terem esse olhar ainda na sua formação. É um projeto que auxilia no processo da cidadania. Como se trata de fazer uma comunicação para as crianças, a abordagem lúdica foi o melhor caminho. Escolher a Turma da Mônica foi um acerto, unindo o carisma dos personagens com  a linguagem que se comunica com a infância. A ideia é levar o CAU Educa para muitas escolas públicas do estado”, diz o arquiteto e urbanista Sydnei Menezes.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.