A Alerj aprovou nesta quarta-feira (dia 29), em primeira discussão, o projeto de lei 1239/2023, de autoria do deputado estadual Tande Vieira (PP), que concede a Garantia de Pagamento de Aluguel de Imóvel Residencial para servidores públicos efetivos, aposentados e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a proposta, o pagamento de possíveis dívidas assumidas por servidores locatários, vai ser realizado diretamente através de desconto no contracheque. Agora, a proposta será votada em segunda discussão no plenário.

“Para fechar um contrato de locação, é necessário oferecer uma garantia para o pagamento do aluguel, o que muitas vezes pode dificultar o locatário. O principal objetivo dessa proposta é facilitar a vida do servidor, já que o Estado vai garantir o pagamento do aluguel através do desconto direto na sua folha. Em caso de inadimplência, o locador receberá diretamente através do Governo. Vale destacar aqui que em âmbito federal, a Garantia de Pagamento de Aluguel de Imóvel Residencial já é realizada pelo Exército brasileiro para assegurar moradia digna aos militares”, ressaltou o deputado Tande Vieira.

De acordo com o projeto, os servidores, aposentados e pensionistas, vão poder solicitar a Garantia de Pagamento de Aluguel de Imóvel Residencial ao órgão competente do Poder Executivo. Será concedido valor total mensal dos compromissos contratuais de aluguel, impostos, encargos e taxas que estiverem dentro dos limites estabelecidos para os descontos autorizados pela legislação, dentro da margem consignável disponível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.