Segurança pública do estado do Rio recebe reforço de 474 novos PMs

A segurança pública do estado do Rio de Janeiro ganhou o reforço de 474 novos soldados. Na última quarta-feira (dia 28), o governador Cláudio Castro (PL) e o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, presidiram a cerimônia de formatura no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da SEPM, em Sulacap. A turma ingressou no Curso de Formação de Praças (CFP) em abril do ano passado.

“A formação desses policiais é a resposta que a sociedade merece. Queremos um Rio de Janeiro fortalecido, principalmente na área da segurança pública. No início da semana, foi dado o pontapé para que a Polícia Militar iniciasse seu processo de reestruturação, algo que não acontecia há mais de 50 anos. Agora, teremos mais policiais para integrar os batalhões e atuar nas ruas”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Segundo o secretário de PM, coronel Menezes, o critério de distribuição dos novos soldados ficará a cargo da área de gestão operacional da Corporação. A nova turma faz parte dos candidatos selecionados no último concurso público realizado pelo governo, concluído no final de 2024, que visou recompor o efetivo da Polícia Militar.

“Todos aqui estão preparados para cumprir a nobre missão de um policial militar: servir e proteger a sociedade. A segurança é um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e as conquistas sociais do nosso país. O concurso público que selecionou essa nova geração de soldados é mais uma marca na gestão da segurança”, destacou o coronel Menezes.

No concurso concluído em 2024, foram selecionados ao todo 4 mil candidatos, que ingressaram no CFP por critério de classificação. Dos 4 mil, cerca de mil concluíram o curso, incluindo a turma que se formou na quarta-feira, cerca de 1.500 estão em processo de formação no CFAP e outros 1.500 ainda vão ingressar no curso.

Companhia Independente

O aumento no efetivo da PM beneficiará não apenas a capital, mas também municípios do interior, incluindo Volta Redonda e Barra Mansa. Esta última está prestes a receber a criação da Companhia Independente da Polícia Militar, que deverá funcionar no antigo prédio do Criam, no bairro Bom Pastor.

O anúncio da nova unidade, inclusive, foi feito durante a apresentação do Plano Estratégico 2026–2029 da Segurança Pública do Estado, realizada na segunda-feira (dia 26), no Palácio Guanabara, com a presença de autoridades estaduais, municipais – entre elas o prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani (PL) – e representantes das forças de segurança.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.