A Polícia Civil informou que cinco pessoas já foram presas na manhã desta terça-feira (dia 2) durante a operação denominada PONTO DE EQUILÍBRIO, em Volta Redonda. A ação, em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e a Guarda Municipal, foi deflagrada visando cumprir 11 mandados de prisão, 12 de busca e apreensão em residências e 15 de apreensões de veículos utilizados para a prática de crimes de trânsito na cidade. Um balanço da operação deve ser divulgado mais tarde.
As investigações começaram em janeiro deste ano, após a Semop, por meio de imagens das câmeras de vigilância e monitoramento da cidade, identificar que diversos veículos, incluindo carros e motocicletas, estavam realizando manobras ilegais conhecidas como “grau” e “cavalo de pau” nas principais vias da cidade, colocando em risco a vida e o patrimônio da população. As imagens dessas atividades eram compartilhadas em redes sociais.
A Polícia Civil e a Semop, em investigações conjuntas, identificaram os envolvidos e constataram que eles se reuniam frequentemente para cometer essas práticas criminosas. Durante as investigações, foi demonstrado, segundo a polícia, que o grupo realizava os crimes de trânsito em busca de autopromoção e captação de seguidores nas redes sociais, visando ganhos financeiros com a venda de rifas de motocicletas, premiação em dinheiro, além da venda de “cursos” de manobras automobilísticas.