26.1 C
V Redonda
sábado, junho 27, 2026
Início Volta Redonda Semana Municipal do Carrinho de Rolimã pode virar lei em VR  

Semana Municipal do Carrinho de Rolimã pode virar lei em VR  

Enquanto o Plano de Mobilidade Urbana acumula intervenções iniciadas há anos e ainda sem conclusão, a Câmara Municipal de Volta Redonda avançou em outra frente: aprovou, em primeira votação, o projeto que cria a “Semana Municipal da Prática de Carrinho de Rolimã”. A proposta, de autoria do vereador Gemilson Sukinho (PSD), integrante da base do prefeito Neto (PP), foi analisada na sessão da do dia 1º deste mês.

O texto faz referência ao tradicional brinquedo de madeira com rolamentos metálicos, aquele conduzido com o corpo rente ao chão e freio improvisado no solado do pé, popular em ladeiras de bairros brasileiros. Apesar de não gerar despesas obrigatórias ao município, prevendo parcerias e patrocínios privados, a iniciativa avança em meio a temas estruturais pendentes da administração, especialmente na área de mobilidade urbana.

Nos últimos cinco anos, houve poucos avanços nesse setor. Até o momento, o viaduto Porfírio José de Almeida, entre Voldac e Niterói, permanece como a primeira e única obra concluída entre as previstas no Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda.

Outras intervenções seguem em execução sem previsão de entrega. Entre elas está a alça do viaduto Heitor Leite Franco, no Aterrado, que permitirá futuramente a ligação com a ponte em construção sobre o rio Paraíba do Sul, próxima ao Fórum. A estrutura deve criar um novo caminho para a Radial Leste, no Aero Clube, além de permitir o trajeto inverso, da Radial para o Aterrado.

Também integra o plano o viaduto que ligará a Rodovia Lúcio Meira (BR-393), no Jardim Amália, à Avenida da Integração, no Aterrado, obra igualmente sem data para ser entregue. Outro ponto crítico em Volta Redonda é a implantação de ciclovias e ciclofaixas. Prometida pelo prefeito Neto, a ciclovia entre Conforto e Vila Santa Cecília se arrasta há pelo menos três anos, e a empresa responsável pela execução já foi multada por descumprimento contratual.

Enquanto isso, o projeto de Sukinho segue tramitando. A proposta prevê atividades recreativas, oficinas, corridas e exposições, além da participação de escolas, entidades culturais e associações de moradores. Também permite o uso de espaços públicos sinalizados e a captação de recursos via leis de incentivo.

Na justificativa, o vereador afirma que a iniciativa busca “resgatar uma das mais tradicionais atividades lúdicas e culturais do país”, promovendo integração entre gerações e incentivando práticas de lazer de baixo custo. O texto ainda passará por segunda votação. Se aprovado, seguirá para sanção ou veto do prefeito.

Foto: Geraldo Gonçalves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.