O Governador Cláudio Castro sancionou, na última quarta-feira (dia 6), a Lei N° 10.291, de autoria do deputado Tande Vieira (PP), que concede o título de Cidade do Turismo de Aventura ao município de Resende. A nova lei foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (dia 7).

Localizado na região turística das Agulhas Negras, no Médio Paraíba, Resende, que faz divisa com São Paulo e Minas Gerais, destaca-se por abrigar uma natureza exuberante propícia à prática de caminhadas, escaladas e saltos de paraquedas em uma das melhores áreas de salto do Brasil.

“Resende é uma cidade que abriga uma natureza propícia à prática dessas atividades, e já tem com o turismo de aventura uma das suas principais forças da economia. Um dos mais importantes polos do país para a prática de paraquedismo, conta com corridas de aventura, trilhas ecológicas, um dos picos mais altos do Brasil, voo livre e tudo que tem uma ligação com o turismo de aventura já tem uma grande força no município. O Turismo de Aventura é essencial para movimentar a dinâmica econômica e social não só de Resende, mas toda a região de Visconde de Mauá e das Agulhas Negras”, ressaltou Tande vieira.

O título reconhece a importância turística do município, que conta com excelente infraestrutura hoteleira e está apto a receber turistas de todo o país que quiserem conhecer suas belezas naturais e condições excepcionais para a prática de diversas modalidades. Resende também abriga a Cachoeira da Fumaça, situada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serrinha do Alambari, e o Parque Estadual da Pedra Selada.

Projeto de Lei determina o tombamento da Cachoeira da Fumaça como Patrimônio Ambiental, Social e Turístico do Rio de Janeiro

Em 2023, Tande Vieira também protocolou projeto de lei na Alerj que determina o tombamento da Cachoeira da Fumaça como Patrimônio Ambiental, Social e Turístico do Rio de Janeiro. A Cachoeira é formada pelo Rio Preto e considerada a maior do Estado, com 2 km de extensão e 200 metros de queda. Seu nome faz alusão ao espetáculo natural proporcionado pela queda em época de cheia do rio, que produz uma bela e densa fumaça líquida.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.