A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (fia 10) a Operação Ponto a Ponto com o objetivo de combater a prática dos crimes de armazenamento e compartilhamento de mídias contendo cenas de violência sexual infantil na rede mundial de computadores.
Na ação de hoje, policiais federais da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DELECIBER) cumprem um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, localizada em Bangu, bairro na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O mandado judicial foi expedido pela 1ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro.
As investigações tiveram início após a detecção de uma intensa circulação de arquivos com cenas de abuso sexual infantojuvenil em plataformas da internet. Esses materiais eram compartilhados por meio de pastas públicas, acessíveis a um número indefinido de usuários, inclusive fora do país.
A partir disso, foram realizadas análises e cruzamentos de dados que levaram à identificação do alvo da operação como responsável pelo armazenamento e compartilhamento de centenas de mídias contendo cenas de abuso sexual infantil.
Durante as buscas, os policiais federais apreenderam doze dispositivos de armazenamento (7 HDs externos, 3 pen drives d 2 HDs internos) utilizados pelo investigado, que serão submetidos à perícia técnica criminal.
O indivíduo responderá pela prática dos crimes de armazenamento e compartilhamento de mídias contendo cenas de abuso sexual infantil.