Em julho, a UPA Centro de Barra Mansa apresentou uma queda significativa nos casos de Covid-19, em um comparativo com o mês de abril, o que levou ao desmonte da estrutura exclusiva criada para atender quem chegava ao local com sintomas de síndrome gripal. Os serviços na tenda foram finalizados no dia 24 de julho e o desmonte foi feito nesta terça-feira (dia 27).

Em abril, foram registrados 1.109 pacientes com síndrome respiratória/Covid-19 na tenda da UPA, enquanto em julho, até o momento, foi registrado um total de 642 casos, representando uma queda de 57,88%.

Segundo o coordenador administrativo da UPA Centro, Osias Alves Penha, a diminuição dos casos na unidade tem total relação com o número de vacinados no município. “Graças a Deus estamos conseguindo avançar com a imunização em Barra Mansa, o que tem diminuído de forma considerável os casos de coronavírus, mas ainda é preciso atenção e cuidado de todos para que se mantenha dessa forma”.

De acordo com o último vacinômetro divulgado na noite desta segunda-feira, 26, o município já vacinou 128.026 pessoas, sendo 84.453 com a primeira dose, 39.614 com a segunda, e 3.959 com a dose única da Janssen, que não necessita de aplicação complementar. A vacina mais aplicada na primeira dose em Barra Mansa foi a AstraZeneca, com 42.776 doses. Em seguida vem a Coronavac, com 27.308 e a Pfizer com 14.369. Já com a dose dois, quem lidera é a Coronavac, com 24.357, seguida da AstraZeneca, com 15.206 e a Pfizer, com apenas 51 doses aplicadas.

Os números de ocupações dos leitos clínicos e de UTI também estão controlados. Segundo os dados divulgados nesta terça-feira pela Gerência de Vigilância em Saúde, 13% dos leitos clínicos estão ocupados e 88% disponíveis. Já os leitos de UTI têm 19% ocupados e 81% disponíveis. Em relação aos respiradores, 3% estão ocupados e 97% disponíveis.  Já o boletim epidemiológico totalizou 16.048 casos positivos, 606 óbitos e 15.200 pessoas curadas.

Segundo o secretário de Saúde Sérgio Gomes, houve uma queda expressiva nos números de casos e internações. “Estamos fazendo um trabalho sério e transparente, respeitando todos os protocolos. Prova disso, é a queda nos atendimentos e nas internações. Vamos seguir avançando na vacinação para conseguirmos, em breve, melhorar ainda mais as estatísticas”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.