O uso de energias limpas e renováveis é uma das principais pautas do momento. Não diferente, a Igreja também possui papel de destaque na promoção e incentivos de ações nessas áreas. Pensando na casa comum, a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, em sua sede, a Cúria Diocesana, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, começou a ser abastecida nesta quinta-feira (dia 16), com energia solar.

Durante a manhã, o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique; o Vigário Geral, Monsenhor Alércio de Carvalho; o Ecônomo, Padre Flávio Luís Alves e o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Paulo Sérgio Almeida, realizaram a inauguração do sistema.

Foram instalados mais de 50 painéis solares (131 metros quadrados) e a previsão de economia é de, aproximadamente, 90%. Segundo dados da empresa fornecedora do serviço, em um ano, a economia pode chegar a 34.178 kWh, no mês 2.848,15 kWh e, por dia, 94,93 kWh. No mesmo período, poderá ser evitado o lançamento de 30 kg/ ano de CO₂ na atmosfera. Vale lembrar que, o dióxido de carbono provoca graves instabilidades no planeta terra: poluição do ar, chuva ácida, desequilíbrio do efeito estufa e outras ações prejudiciais.

Segundo Dom Luiz Henrique, o projeto foi desenvolvido no segundo semestre de 2022 para a implantação do sistema. O cuidado com a Casa Comum é uma das orientações do Papa Francisco, na encíclica ‘Laudato si’. “Depois de muito planejamento, um sonho se concretiza, a instalação da energia solar na Cúria Diocesana. Estamos contribuindo com o planeta via uma produção sustentável com o auxílio de recursos tecnológicos.  Essa é uma das ações de contribuição da igreja com o nosso planeta”, revelou o Bispo.

A frente do projeto, o Ecônomo da Diocese, Padre Flávio Luís Alves, com a equipe administrativa, representada pela funcionária Cátia Lacerda, implementaram o projeto ao longo dos últimos meses. “Foram dias intensos de trabalho para o acionamento da energia solar. Este, sem dúvidas, é um momento significativo de nossa Diocese no cuidado e respeito com a Casa Comum”, disse o Ecônomo.

Além da Cúria Diocesana, a Rádio Sintonia do Vale, 98,9 FM, instalada no mesmo espaço, será beneficiada com a energia solar. Em breve, paróquias da Diocese também irão instalar o sistema.

O cuidado com a Casa Comum

Em 2015, o Papa Francisco escreveu a encíclica ‘Laudato si’ (português: Louvado sejas; subtítulo: (“Sobre o Cuidado da Casa Comum”). No texto, o Papa critica o consumismo, o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para o combate à degradação ambiental e as alterações climáticas.

Foto: divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.