Começará por Arrozal, neste sábado (dia 2), um importante passo para estreitar o diálogo do governo municipal com a população de Piraí. O ‘Saúde Itinerante’ é um projeto da prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, que tem por objetivo levar ações da rede pública de saúde para os bairros do município do Sul do Estado. A proposta é abrir uma comunicação maior entre a população e o Governo Municipal.
Na data da estreia do projeto, será inaugurado no distrito o Centro de Fisioterapia de Arrozal. Antiga demanda da comunidade que reside às margens da via Dutra, o CFA minimizará o transtorno de locomoção para a realização de atividades em local distante.
A agenda promovida pelo governo do prefeito Tutuca (PSC) faz parte das atividades do Dia Mundial da Saúde, comemorado dia 7 de abril. A programação prevê ainda a inauguração dos leitos de UTI do Hospital Flávio Leal.
Outra boa notícia aos usuários da rede municipal de saúde é o retorno das cirurgias de cataratas. Além disso, atendendo a vários pedidos, a SMS passará a distribuir kit-alimentação aos pacientes e acompanhantes que fazem tratamento fora de Piraí.
‘Saúde Itinerante’
Todo mês haverá um bairro de Piraí que abrigará o projeto, que tem parceria com outras secretarias e com o Conselho Municipal de Saúde, recebendo ações e orientações sobre diversos setores. As pessoas poderão aferir pressão, verificar taxa de açúcar no sangue, atualizar as vacinas de rotina e da Covid-19, e receber orientações quanto à saúde da mulher, saúde do trabalhador, nutrição e alimentação saudável, tabagismo e uso abusivo do álcool, entre outras drogas, além de tirar dúvidas sobre marcação de exames e como acessar o resultado dos mesmos.
As Vigilâncias ambiental, epidemiológica e sanitária também estarão orientando sobre os procedimentos de rotina para evitar diversas doenças.
O Hospital Flávio Leal estará captando doadores de sangue e tanto a Ouvidoria quanto o Conselho Municipal de Saúde estarão à disposição para ouvir as demandas, dúvidas e satisfação do usuário.
As secretarias parceiras do projeto também estarão presentes, com cadastramento para castração de cães e gatos pelo Castramóvel, da secretaria de Agricultura, informações sobre Creas, Cras e Cadastro Único, da secretaria de Assistência Social, por exemplo.
A secretaria de Educação realizará uma roda de conversa com pais e alunos sobre o autismo. Já a pasta de Meio Ambiente distribuirá mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
Programação das festividades do Dia Mundial da Saúde:
2 de abril
– 9h, Saúde Itinerante em Arrozal;
– 9h30min – Inauguração do Centro de Fisioterapia de Arrozal;
4 de abril
– Retorno das cirurgias de cataratas; entrega do 1º Kit de Alimentação – TFD;