A Clínica Municipal de Saúde Mental do Hospital Dr. Nelson Gonçalves (antigo Cais Aterrado), no Aterrado, passará a chamar Enfermeiro Sérgio Luiz Felipe, a partir desta terça-feira (dia 19). Serginho, como era conhecido, foi coordenador da Saúde Mental de Volta Redonda e morreu no dia 30 de janeiro do ano passado, aos 43 anos, por Covid-19.
A cerimônia está marcada para iniciar às 9h, reunindo familiares, amigos e representantes do poder público. A homenagem foi apresentada por meio de projeto de lei de autoria do vereador Sidney Dinho (Patriota) e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.
A indicação, conforme justificativa do PL, levou em conta a trajetória profissional de Sérgio Luíz, iniciada em 2001.
“Meu marido foi um exemplo de cidadão e batalhador em prol da saúde mental, desde os tempos da Casa de Saúde Volta Redonda, que foi fechada com a reforma psiquiátrica. Trabalhou duro, realizou sonhos, conviveu de forma leve, sorriu e fez sorrir, foi feliz e cumpriu sua jornada. Agora, em plenitude, vive”, emociona-se Kátia Ioste, que teve com Serginho um filho, de 17 anos.
Trajetória
No ano de 2017, Serginho assumiu a coordenação-geral da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), área técnica da rede pública de Volta Redonda. O enfermeiro idealizou um projeto pioneiro no município, a Oficina Terapêutica, ligada ao setor de leitos de urgência emergência na Clínica de Saúde Mental, inaugurada em agosto daquele ano.
Sérgio Luiz era considerado um profissional visionário, que priorizava o trabalho humanizado no cuidado aos pacientes com transtornos mentais e dependência química.
Biografia
Sérgio Luiz Felipe, filho de Maria de Lourdes Felipe e Agostinho Felipe, caçula dos homens de uma família com dez irmãos, iniciou sua paixão pela enfermagem aos 21 anos de idade, quando precisou aprender com uma enfermeira os cuidados que deveria ter com sua mãe, portadora de insuficiência renal crônica.
Caçula dos homens, trabalhou no comércio, mas não realizado profissionalmente, decidiu investir em seus estudos, e em 2001 iniciou sua jornada na área da enfermagem. Fez Pós-graduação em enfermagem do trabalho, se especializou em psiquiatria e docência.
Trabalhou como professor na área da enfermagem no ICT, onde havia se formado como técnico de enfermagem.