Nesta sexta-feira (dia 12), o deputado estadual Anderson Moraes realizou uma visita a indústrias do aço do Sul Fluminense para debater, junto aos empresários, os avanços do segmento e os desafios que precisam ser superados para que o setor siga crescendo e atraia novos investimentos.
Na oportunidade, o parlamentar aproveitou para conhecer detalhes técnicos do processo de transformação da matéria prima e sua logística operacional em empresas instaladas nos municípios de Volta Redonda, Pinheiral e Barra do Piraí.
O encontro partiu de um convite da Aproaço – Associação dos Processadores de Aço do Estado do Rio de Janeiro – para que o deputado, que também é presidente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio na Alerj, possa levar ao plenário pautas que possam fortalecer o setor do aço fluminense, que já investiu cerca de R$ 240 milhões no estado.
“O Anderson tem sido sempre muito solícito em ouvir as demandas do setor. E a Aproaço tem apresentado pautas na Alerj que visam oferecer segurança para que o empresário possa realizar investimentos no estado, sobretudo, segurança jurídica. Inclusive, o deputado já apresentou um projeto de lei com essa vertente. O diálogo é o melhor caminho para a construção de um setor do aço forte e que dele desenvolvimento para os municípios”, destacou o secretário executivo da Aproaço, Haroldo Filho.
Durante a visita a uma indústria com operações em Volta Redonda e Pinheiral, o deputado conheceu os benefícios da utilização do aço na indústria alimentícia e sua importância para a sustentabilidade do meio ambiente.
“É muito interessante conhecer esse processo de ponta a ponta para entender como podemos tirar os gargalos do setor e potencializar o desenvolvimento deste segmento que gera milhares de empregos no estado. Esse é o nosso papel, ouvir e entender como podemos fazer o Rio de Janeiro ser mais forte e desenvolvido”, afirmou Anderson Moraes.
O diretor de Relações Institucionais do grupo Cinbal Incoflandres, uma das indústrias visitadas, valorizou a proximidade do legislativo com a cadeia produtiva do aço e destacou o relacionamento entre as instituições.
“Considero muito positiva essa visita do deputado Anderson Moraes. Tivemos a oportunidade de mostrar quem somos, os investimentos realizados em tecnologia, o processo de produção e nosso trabalho para desenvolver o potencial humano. São temas e percepções que nunca poderiam ser alcançados através do envio de fotos ou relatórios. Tenho certeza de que através do deputado, a Alerj vai ouvir as demandas do setor de processamento de aço e vamos seguir avançando para tornar as empresas instaladas no estado mais competitivas com o mercado nacional”, explicou Paulo Vieira.
Foto: divulgação