O prefeito Neto (PP) anunciou na quinta-feira (dia 25) que Volta Redonda receberá 14.942 doses da vacina contra a dengue, conforme comunicado do Ministério da Saúde. A expectativa é que as doses cheguem já na próxima semana, sendo direcionadas para crianças com idade entre 10 e 14 anos, de acordo com a definição da pasta.
O chefe do Executivo destacou a importância da vacinação contra a dengue para garantir um verão mais tranquilo no próximo ano e afirmou que continuará cobrando mais doses para a cidade.
Por meio de suas redes sociais, Neto também lembrou que neste sábado (dia 27) será realizado o Dia D de vacinação contra a gripe em todas as unidades básicas de saúde, das 8 às 17 horas, para todas as pessoas com mais de seis meses de idade.
Outra preocupação é com relação à vacina contra a Covid-19, cujo estoque acabou e novos lotes ainda não foram enviados. Neto ressaltou a importância de manter a imunização contra a doença e disse continuará cobrando do governo estadual e federal mais doses.
Panorama da dengue
No cenário nacional, o Brasil se aproxima de 4 milhões de casos prováveis de dengue. No estado do Rio de Janeiro, porém, o cenário está em estabilidade, segundo o boletim Panorama da Dengue divulgado pela secretaria de Estado de Saúde.
O número de novos casos prováveis da doença caiu quase 40%, passando de 15.761 na semana 12 para 9.508 na semana 14. Diante desses dados, a SES decidiu manter o decreto de epidemia e continuará analisando a situação por mais duas semanas, pelo menos.
Centros de hidratação
A prefeitura de Volta Redonda abriu, recentemente, um novo Centro de Hidratação para pacientes com suspeita ou confirmação de dengue. Localizado na Rua Coroados, no bairro Aterrado, o espaço, de acordo com a secretaria de Saúde, visa facilitar o atendimento.
Todos os dias, o Centro de Hidratação Aterrado, o Centro de Hidratação Vila Mury e a UBSF São Geraldo têm atendimento 24 horas. A UBSF Santa Cruz atende das 7h às 22h. Já a UBSF 249 atende todos os dias, das 7h às 19h.
Unidades de saúde
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h: UBSFs Siderlândia, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Santo Agostinho e Volta Grande; as demais unidades de saúde funcionam das 7h às 17h.
Foto: Foto: Walterson Rosa/MS