O secretário de Fazenda de São João de Meriti, Oswalmir Pacheco da Rocha, foi preso em flagrante, nesta quarta-feira (dia 12), em seu gabinete, durante operação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Ele estava com um revólver calibre 38 em situação irregular. O flagrante ocorreu durante operação de busca e apreensão no gabinete do secretário. Além da Secretaria de Fazenda e Planejamento, foram alvo da operação a sede da Prefeitura de São João de Meriti e as secretarias municipais de Administração e de Obras.

O objetivo da operação foi apreender documentos relacionados a supostas contratações de obras superfaturadas ou inexistentes, com a utilização de empresa de fachada cujos recursos recebidos retornariam para os criminosos envolvidos no esquema. De acordo com as investigações, uma mesma empresa saiu vitoriosa em diversos procedimentos licitatórios com o município de São João de Meriti. Os valores das obras contratadas foram muito superiores quando comparados ao valor cobrado no mercado.  

A empresa vencedora das licitações, Fernandes e Renovato Engenharia Eirele, já recebeu mais de R$ 19 milhões por obras realizadas no município.  Relatório do Grupo de Apoio Técnico Especializado (Gate/MPRJ) atesta que 19 obras públicas já foram integralmente pagas à empresa pelo município, e que muitas não foram sequer iniciadas.

Entre os documentos arrecadados na operação estão planilhas com as etapas e pagamentos de cada obra, HDs, pen drives e outras mídias utilizadas para armazenar informações que possam auxiliar nas investigações. Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.