Uma indústria especializada no ramo de aços especiais, pequenos produtos da cadeia automotiva e motores está prestes a se instalar em Barra Mansa. Trata-se da AçoVisa, a primeira empresa do setor metal mecânico a vir para a região por meio da nova lei de incentivo de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado, batizada como Lei do Aço.

A fábrica será situada à Rodovia Presidente Dutra, no bairro São Luiz, no km 269. Na manhã de sexta-feira (dia 23), representantes da empresa e da prefeitura estiveram no local para conhecer o espaço. Os secretários de Planejamento Urbano e de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Eros dos Santos e Jair Gomes, respectivamente, acompanharam a visita e fizeram questão de ressaltar a importância da chegada da indústria no município.

“A Aço Visa não atenderá apenas Barra Mansa, mas também toda a região. É um marco importante para a cidade na área metal mecânica. Agora, o nosso compromisso é continuar trabalhando para que outras empresas venham para cá. Nós temos espaço, logística e braços abertos para receber esses empreendimentos”, garante Eros dos Santos. “O maior ganho com essas aquisições é a empregabilidade. A escolha dos contratados ficará a cargo da empresa, mas os moradores de Barra Mansa terão prioridade na contratação”, afirmou Jair Gomes.

O gestor da unidade Aço Visa em Barra Mansa, Ed Carlos Rocha, agradeceu o apoio da prefeitura em abrir as portas para o empreendimento e agilizar os trâmites para a instalação da indústria. “Hoje é um dia especial para todos nós. É muito bom poder fazer parte de um momento tão importante para Barra Mansa. Mesmo diante de uma triste realidade na saúde e na economia, estamos conseguindo trabalhar para reverter esse quadro, gerando emprego e enfrentando os desafios com investimentos”,  pontou Rocha. A previsão é que em até 30 dias a fábrica seja instalada. O total de empregos que serão gerados não foi informado.

Lei do Aço

De autoria do deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB), a Lei 8960/2020 garante incentivos fiscais para empresas do setor instaladas no estado do Rio. A medida prevê regime diferenciado de tributações para indústrias do setor metalmecânico, igualando às condições tributárias do setor com estados concorrentes, como Minas Gerais e São Paulo, o que torna o Rio de Janeiro vantajoso para o beneficiamento do aço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.