Dando prosseguimento as ações de combate e controle a Covid-19, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa realizou nesta quinta-feira (dia 3), a testagem em massa para detectar o vírus em moradores do bairro Colônia Santo Antônio e adjacências. As tendas foram montadas na quadra, situada próxima ao ponto final do bairro e os exames realizados mediante a apresentação de um documento oficial com foto.

De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, a principal finalidade da iniciativa é preservar vidas. “Várias cidades estão vivendo novamente o pico da doença. Com isso, o Governo do Estado que é o responsável por regular as vagas nos leitos hospitalares está enviando pacientes para serem assistidos no Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda, e na rede municipal de saúde de Barra Mansa. Não podemos recusar esses pacientes, pois se trata de salvar vidas. Por isto, precisamos redobrar os cuidados com os cidadãos barra-mansenses. E uma maneira de obter este cuidado é através dos testes rápidos”, disse.

Sérgio Gomes prosseguiu: “Como os testes oferecem resultados em 15 minutos, é possível ser ágil na detecção da doença e no isolamento social tão importante para que a pessoa infectada não contamine familiares, amigos e outros cidadãos”.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, até a noite desta quarta-feira (dia 2), Barra Mansa havia contabilizado a realização de 24.230 mil exames, entre swab e testes rápidos. Deste total, 18.842 foram descartados para a doença; 5.003 mil foram positivados, com seis pacientes hospitalizados. Existem 385 casos suspeitos, com 18 pacientes internados. Até o momento foram registrados 189 óbitos.

Na Santa Casa, dos casos suspeitos, sete estão hospitalizados no UTI, nove em leitos clínicos e dois utilizam os respiradores mecânicos. A unidade assiste no CTI a dois pacientes confirmados com a doença, com a utilização de outros dois respiradores.

Já o Centro de Triagem e Tratamento da Covid, na Região Leste, tem dois pacientes suspeitos internados em leitos clínicos. Dos casos confirmados da doença, quatro ocupam leitos clínicos da unidade.

Não há ocupação de leitos para a Covid – 19 na UPA Centro e no Hospital da Mulher.

Com relação à oferta de leitos e respiradores, a Santa Casa dispõe de 12 leitos de UTI. Nove estão ocupados e três disponíveis. Dos 44 leitos clínicos, nove estão ocupados e 35 liberados. Dos 22 respiradores, quatro estão em uso e 18 disponíveis.

No Centro de Triagem e Tratamento da Covid os quatros leitos de UTI ofertados estão disponíveis. Dos 14 leitos clínicos, seis estão sendo utilizados e outros oito disponíveis. Os quatro respiradores da unidade estão liberados.

Na UPA Centro estão disponíveis: quatro leitos de UTI, dez leitos clínicos e quatro respiradores. No Hospital da Mulher existem disponíveis um leito de UTI, um leito clínico e um respirador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.