A secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) resolveu promover uma verdadeira “faxina” pelas ruas de Volta Redonda. Durante a semana, bancas de jornais desativadas, placas e banners de publicidade afixados em árvores, pontos de ônibus, postes de sinalização de trânsito e de iluminação pública, entre outros locais de áreas abertas, foram alvos de ações envolvendo a Guarda Municipal e servidores lotados na pasta recém-criada.

“Essas propagandas trazem prejuízos para os condutores, que podem se distrair e causar um acidente de trânsito; para os cidadãos que procuram informações públicas e se confundem com outros dados informados, além de deixar a cidade com muita poluição visual”, justificou a secretaria de Comunicação, em texto enviado à imprensa na terça-feira (dia 18).

Na quinta-feira (dia 20), o “choque de ordem” da Semop teve como alvo as bancas de jornais. Duas delas que estavam desativadas foram retiradas das ruas: uma da Avenida Amaral Peixoto, próxima ao Viaduto Nossa Senhora das Graças, e a outra da Av. Antônio de Almeida, no Retiro.

A alegação é que a medida atendeu às solicitações de moradores e comerciantes. Foi informado ainda que os locais estavam sendo usados como banheiro, além de acumular lixo na parte de trás, atraindo animais peçonhentos e causando sensação de insegurança aos moradores. Ainda de acordo com a denúncia de populares, durante a noite esses lugares eram frequentados por usuários de drogas.

O governo municipal comprometeu-se em revitalizar os dois locais, por meio da secretaria de Infraestrutura. De acordo com a fiscalização da secretaria de Fazenda, as duas bancas estavam com alvará de funcionamento expirado e fechadas há alguns meses. “Os proprietários foram notificados para que as mesmas fossem retiradas, mas o prazo venceu e eles não cumpriram a determinação”, consta no texto da Secom.

Por ser muito pesada, a banca da Amaral Peixoto foi removida por um caminhão munk do Saae e levada ao Depósito Público Municipal, mesmo destino da outra.  O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Henrique, informou que novas ações de ordenamento da cidade estão previstas.

“Vamos intensificar os trabalhos e continuar a fazer a retirada de carros abandonados em vias públicas dos bairros, poda de árvores, desobstrução de calçadas, entre outros serviços essenciais. Acabando com a sensação de insegurança que esses problemas geram”, afirmou.

 Caráter educativo

Sobre a retirada das placas e banners de publicidade afixados em locais de áreas, a secretaria de Ordem Pública garante se tratar de uma ação de “caráter educativo”.  A orientação, segundo a pasta, serve ainda para divulgar e fazer cumprir o Decreto Municipal 16.885 de 026/2021, que “regulamenta e disciplina o Artigo 98 da Lei 1.896/84, sobre a veiculação de publicidade ao ar livre no município e dá outras providências”.

“A princípio, os cidadãos ficam desconfiados, mas ao mostrar o novo Decreto e explicar os motivos, eles entendem que as placas e banners acabam confundindo as pessoas, dependendo do local onde estão afixadas e deixam a cidade mais poluída visualmente”, explicou o inspetor B. Pereira, da GMVR.

No entendimento do comandante da corporação, inspetor Silvano de Paula, “é preciso que essa conscientização seja de todos, pois existem situações em que a placa de publicidade particular se sobrepõe às informações existentes na placa oficial da Prefeitura, por exemplo, como é o caso de um ponto de ônibus”, exemplificou.

Para o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, “o importante é que haja o entendimento de todos nesse sentido, para que não coloquem nenhum tipo de informação fora do seu estabelecimento, facilitando assim a organização e a segurança do trânsito, além de contribuir para uma cidade mais ordeira e limpa, sem poluição visual”.

Foto: Divulgação/SecomVR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.