O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, localizado no Hospital São João Batista (HSJB), recebeu nesta quinta-feira (dia 11) uma campanha de doação de sangue coletiva promovida por cadetes da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). Ao todo, 19 militares participaram da ação no Banco de Sangue.

O cadete Bruno Paz, de 22 anos, é presidente do grupo da Conferência Vicentina de São Maurício da AMAN e foi o organizador da campanha. “Tem tempo que estávamos planejando esta ação. Entramos em contato com a Cristina, ela nos disse que o estoque estava baixo e estavam precisando urgentemente de doação. Nos unimos, movimentamos a campanha e viemos fazer a doação. Assim como eu, outros cadetes já são doadores de sangue, mas têm alguns que estão doando pela primeira vez”, disse.

Paz destacou ainda que a intenção é que esta não seja a única vez, e que a campanha continue. “A ideia é vir mais vezes. Hoje veio um grupo e já tem outros que querem vir e fazer a doação, ajudando a aumentar o estoque do Banco de Sangue e, consequentemente, salvando vidas”, afirmou.

A assessora administrativa e responsável pela captação de doares do Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, Cristina Maria Oliveira Teixeira, falou sobre a importância deste tipo de campanha.

“É um prestigio para nós eles terem escolhido Volta Redonda para receber as doações desta campanha. Realmente estamos em um período complicado, com estoques baixos e uma demanda muito grande. Que mais pessoas e instituições possam realizar campanhas e nos ajudar a enfrentar esta situação”, ressaltou.

Como doar

O Banco de Sangue funciona no Hospital São João Batista e a captação de doadores é feita das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Não é necessário o agendamento para a realização da doação e nem estar em jejum. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3339-4242 (ramais 325 e 326).

Requisitos para ser doador

  • Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis);
  • Estar em boas condições de saúde (quem apresentar febre, gripe ou outras infecções não deve doar sangue);
    -Aguardar dois dias se foi vacinado contra a Covid-19 com a vacina CoronaVac;
    -Aguardar sete dias se foi vacinado contra a Covid-19 com outro imunizante;
    -Aguardar seis meses após ter feito tatuagem ou colocado piercing.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.