O presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Volta Redonda, Ataíde de Oliveira, fez uma declaração forte sobre as recentes medidas anunciadas pelo prefeito Neto (PP) em relação ao funcionalismo público municipal. Ataíde alertou os servidores para não se deixarem enganar, considerando essas ações como estratégias políticas visando ganhos eleitorais.

“Servidor público, não se engane com o reajuste salarial e aumento do auxílio-alimentação que o prefeito concedeu, porque tudo o que ele fez é estratégia política para tentar ter um ganho político”, afirmou Ataíde, ressaltando que os servidores públicos municipais representam mais de 40 mil votos diretos e indiretos no colégio eleitoral de Volta Redonda, o que pode ter um impacto significativo na disputa eleitoral.

O sindicalista destacou que o compromisso do prefeito Neto com o funcionalismo não vai além de interesses políticos, apontando para a não implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), aprovado em 1995 pela Câmara de Vereadores e ainda não efetivado, apesar de decisões judiciais favoráveis.

“O prefeito Neto é aquele que não tem interesse nenhum além do político no servidor público. Ele descumpre o PCCS, tenta de todas as formas aniquilar o direito do servidor”, disparou Ataíde.

O presidente do Sindicato também criticou a falta de diálogo por parte do governo municipal ao longo dos quase 20 anos de gestão de Neto, especialmente no que se refere às recentes medidas anunciadas. A ausência de consulta prévia aos representantes da categoria evidencia, segundo Ataíde, uma postura unilateral por parte da administração.

“Até hoje não houve diálogo com o servidor. Nomeia chefes que humilham os funcionários de carreira”, afirmou o sindicalista.

Ataíde enfatizou a necessidade de uma valorização genuína dos Funcionários Públicos de Volta Redonda, ressaltando que o reajuste e o aumento no auxílio-alimentação representam apenas uma pequena parte do reconhecimento devido aos servidores. “A Prefeitura deve muito mais do que as migalhas que o prefeito está dando. Queremos e lutamos por uma real valorização, o cumprimento do PCCS de forma correta para todos os servidores”, concluiu Ataíde.

Na semana passada, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei apresentado pelo Executivo, concedendo reajuste no salário-base dos servidores públicos, além de aumentar o valor do auxílio-alimentação. Segundo a secretaria municipal de Administração, o aumento de 7% beneficiará cerca de 5 mil servidores, entre ativos e inativos, superando o reajuste do salário mínimo concedido pelo governo federal em fevereiro deste ano.

Outros 3,5 mil servidores municipais já foram beneficiados desde o início do ano com a equiparação do salário-base ao piso estabelecido pela União. O salário do prefeito Neto, no valor bruto de R$ 18 mil, permanecerá sem reajuste.

O secretário de Administração, Cláudio Franco, assegurou que, com essa medida, nenhum funcionário da prefeitura receberá menos de R$ 1.962, valor 39% superior ao salário mínimo, considerando a remuneração com verbas fixas.

“Realizamos um esforço conjunto com as secretarias de Fazenda e de Planejamento para proporcionar o máximo possível aos servidores”, afirmou Franco.

O prefeito Neto ressaltou que este é o segundo reajuste concedido ao funcionalismo desde que reassumiu a Prefeitura. “Era um compromisso do meu governo melhorar os vencimentos dos que tanto contribuem para nossa cidade. Nosso esforço foi para valorizar todos os servidores, incluindo nossos aposentados e pensionistas, que merecem. Agradeço às equipes que nos ajudaram a pavimentar o caminho para melhorar a vida de nosso funcionalismo, e continuaremos trabalhando para oferecer ainda mais a nossos servidores”, ressaltou o prefeito.

É importante lembrar que o Município de Volta Redonda ainda não implementou o Piso Nacional do Magistério e está lutando na Justiça contra a lei do PCCS dos servidores.

Foto: divulgação

4 COMENTÁRIOS

  1. Isso é política de campanha, esse ano terá eleição e o prefeito Neto é candidato a reeleição só isso e os funcionários continuam fudidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.