Uma excursão escolar com cerca de 120 alunos foi interrompida na manhã desta segunda-feira (dia 28), depois que dois ônibus da Escola Eleva foram abordados por criminosos na Linha Vermelha, na altura do Parque das Missões, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Os estudantes saíram da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, e seguiam para Vassouras, no Sul Fluminense.
Segundo informações das forças de segurança, os criminosos retiraram as chaves de dois ônibus e obrigaram os motoristas a posicionar os veículos atravessados na pista, formando uma barricada e bloqueando o trânsito. Os coletivos também foram atingidos por pedras, e um deles teve um vidro quebrado.
Os criminosos não entraram nos ônibus e não tiveram contato direto com os estudantes. Não houve registro de alunos feridos, mas as crianças ficaram assustadas com a situação.
Agentes da Força Municipal de Segurança Pública de Duque de Caxias chegaram ao local e retiraram os estudantes dos dois veículos que estavam sem as chaves. Eles foram colocados em outros ônibus do comboio e puderam continuar a viagem para Vassouras.
A Linha Vermelha chegou a ficar interditada no trecho. Dois reboques foram utilizados para retirar os veículos e liberar a pista, e o policiamento foi reforçado na região.
Bloqueio teria relação com operação na Maré
A abordagem ocorreu durante uma operação da Polícia Militar no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Segundo as informações divulgadas pelas autoridades, a ação policial teria provocado uma reação de criminosos em diferentes pontos da região.
A Polícia Civil investiga a dinâmica do ataque aos ônibus, a motivação e a participação dos envolvidos. Informações preliminares apontam que integrantes do Terceiro Comando Puro podem estar envolvidos na ação.
Durante a operação na Maré, houve confrontos e registros de mortos, feridos e presos. Entre os feridos estão um policial militar, uma criança e um adolescente. A PM também informou apreensões de armas, granadas e drogas.
O Governo do Estado repudiou o ataque aos ônibus e informou que as forças de segurança mantêm ações para responsabilizar os envolvidos.
Em nota, a Escola Eleva confirmou a ocorrência e informou que os estudantes permaneceram sob os cuidados da equipe responsável pela excursão. Segundo a instituição, o protocolo de segurança foi acionado imediatamente e todos os alunos estavam em segurança antes de seguirem viagem.
Foto: Reprodução












































