A Câmara de Vereadores de Volta Redonda aprovou, em primeira votação, nesta terça-feira (dia 9), projeto de lei de autoria do vereador Paulo Conrado (DC), que cria o “Castramóvel”, uma unidade para castrar animais de rua e pertencentes a famílias de baixa renda. Segundo o vereador, a implantação do “Castramóvel” evita o crescimento desenfreado de cães e gatos nas ruas da cidade e serve para conscientizar os donos em relação às suas responsabilidades com os animais.


“Entre outros benefícios da castração cirúrgica, está a redução de doenças graves, como tumores; diminuição do estresse, de fugas e de maus-tratos. É, portanto, mais que um ato de responsabilidade. É amor aos animais, disse Conrado

O “Castramóvel” consiste em um veículo especialmente adaptado com sala ambulatório, sala de assepsia, sala de cirurgia, sala de recuperação cirúrgica, banheiro para uso da equipe, balança para pesagem dos animais, kit para recuperação cardiorrespiratória, equipamento para esterilização dos materiais e material para acondicionamento e descarte de resíduos. As operações do “Castramóvel” devem ser feitas por médicos veterinários da prefeitura ou conveniados. A prioridade do projeto é atender os animais de ruas e, posteriormente, a população de baixa renda que queira castrar seus animais de estimação.

O principal objetivo das castrações, segundo Conrado, é reduzir o número de animais abandonados no município. Além disso, a medida pode proporcionar redução na ocorrência de problemas de mama, testículo, piometra (infecção de útero) e tumores venéreos nestes animais.

Para o vereador, o projeto também pode gerar uma economia aos cofres públicos. “O município, sai ganhando porque, com a unidade móvel, o animal é imediatamente entregue ao seu dono após o procedimento cirúrgico, fazendo com que não haja gastos com alojamento”, esclareceu Conrado. Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.