28.3 C
V Redonda
quarta-feira, fevereiro 18, 2026
Início Volta Redonda Projeto ‘Laços de Amor’ doa perucas para pacientes de VR com câncer

Projeto ‘Laços de Amor’ doa perucas para pacientes de VR com câncer

Talvez nada incomode mais a algumas mulheres que passam pelo tratamento do câncer do que a perda do cabelo, um dos efeitos colaterais da quimioterapia. Embora essa queda seja transitória, com a danificação dos folículos pilosos responsáveis pelo seu crescimento, esse período pode assustar, provocando reações, afetando a autoestima daqueles que estão passando pelos procedimentos e também para mulheres com alopecia.

Com intuito de fortalecer uma imagem positiva das pacientes, a cabeleireira e psicanalista Alessandra de Souza Moraes criou a Associação Laços de Amor. Desde 2015, o projeto ampara mulheres e crianças de Volta Redonda, fabricando e distribuindo perucas de cabelos naturais.

“Iniciei após uma paciente com leucemia, de 12 anos, perguntar se o cabelo dela cresceria rápido. Nisso, eu ganhei um aplique grande e pedi que fosse feita uma peruca, que ficou linda nela”, relembra Alessandra, idealizadora da Associação.

Há cinco anos, a Laços de Amor celebrou parceria com a Casa Ronald McDonald’s para receber doações de cabelos de hospitais, salões de beleza e pessoas físicas. “A Casa Ronald McDonald’s é uma parceira importante, recolhendo as doações de cabelos para que a gente possa fazer as perucas para doação”, destaca Alessandra. “Retomamos a parceria recentemente, pois, devido à pandemia, tivemos que atender com muitas restrições. Estamos voltando devagar, seguindo todos os cuidados com as voluntárias e assistidas”.

O trabalho é realizado na sede da Laços de Amor, na Rua 52, Vila Santa Cecília, onde cerca de mil perucas foram fabricadas e enviadas para diversos hospitais e unidades de tratamento em todo país. “Rio, Goiás, Bahia e São Paulo são apenas alguns dos estados que tivemos orgulho de atender enviando as perucas. Nosso atendimento acontece no Bless Centro Técnico, que é a nossa escola e patrocinadora, com corte gratuito para aqueles que vão doar. Também recebemos daqueles que fizeram o corte em outro lugar”, explicou a coordenadora.

A Associação iniciou recentemente uma campanha para conseguir voluntários para confecção das perucas e que possa doar três horas semanais de trabalho para ajudar. “Tivemos um aumento significativo de pedidos de perucas, por isso precisamos aumentar nossa produção. Peço a todos que conheçam alguém que possa ser voluntário que peça essa ajuda para que possamos atender ainda mais pessoas”, convocou Alessandra Moraes.

E para aqueles que quiserm ajudar, o telefone de contato é (24) 99911-3033.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.