31.2 C
V Redonda
quarta-feira, fevereiro 18, 2026
Início Região Estação de Tratamento de Água do Vale do Ipiranga pode atender mais...

Estação de Tratamento de Água do Vale do Ipiranga pode atender mais de três mil pessoas em Barra do Piraí

Os funcionários da Prefeitura de Barra do Piraí, juntamente com a equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rio de Janeiro (Cedae), receberam, na quinta-feira (dia 14), os módulos da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que será instalada, até o final do mês de agosto deste ano, no Vale do Ipiranga. 

A instalação e operação da nova Estação de Tratamento de Água é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Barra do Piraí, que visa solucionar o problema de falta d’água que afeta mais de três mil pessoas que residem nos conjuntos habitacionais Antônio Furtado e Jardim Ipiranga I, além de todas as famílias do Vale do Ipiranga. 

O secretário de Água e Esgoto da Prefeitura de Barra do Piraí, Wanderson Luís Barbosa, relatou o grande avanço que essa benfeitoria representa e falou sobre a atual realidade da população nos conjuntos habitacionais

“É uma conquista para os moradores do Vale do Ipiranga e um avanço para a cidade. Atualmente, os conjuntos habitacionais são abastecidos, precariamente, por um poço artesiano perfurado para atender as 600 famílias, as quais foram beneficiadas com a casa própria, por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Porém, o volume de água produzido no poço tubular não é suficiente para atender os usuários daquela região. Dessa forma, em muitos casos, se faz necessário o auxílio do caminhão pipa, sendo que o atendimento de imediato nem sempre é possível”, finaliza o chefe da pasta.

O prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, elenca que a nova Estação de Tratamento de Água é apenas mais um dos diversos investimento que a cidade de Barra do Piraí irá receber nos próximos anos. “Cerca de R$ 300 milhões serão aplicados na ampliação e modernização do sistema municipal de saneamento básico, universalizando o acesso a água potável e garantindo a coleta e o tratamento de 100% do esgotamento sanitário. Ou seja, o município atingirá as metas previstas no Novo Marco Legal do Saneamento Básico antes mesmo do prazo estabelecido pela Legislação Federal”, afirma o prefeito.

Foto: divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.