O deslocamento da carga superdimensionada que tombou na Rodovia Presidente Dutra, em Piraí, teve início por volta das 17h desta quarta-feira (dia 17), com o recuo da estrutura, a cerca de 100 metros do local do acidente. A medida visa desobstruir a via, que está interditada desde a última quinta-feira (dia 11), causando transtornos significativos aos viajantes.
Antes do deslocamento, foi realizada uma testagem e avaliação dos sistemas hidráulicos para certificar as condições da carga para o transporte. Na terça-feira (dia 16), o engenheiro responsável pelas equipes do transporte informou que foram feitos alguns reparos adicionais e melhorias na ancoragem do transformador no conjunto transportador.
A carga, que inclui um transformador, possui as seguintes dimensões:
- Comprimento: 105 metros
- Largura: 6,30 metros
- Altura: 4,90 metros
- Peso total bruto: 591 toneladas
Após o deslocamento para o recuo, será realizado todo o trabalho de recolocação do transformador em um conjunto transportador em condições de continuar o trajeto. No entanto, ainda não há previsão para a conclusão dessa etapa.
Enquanto isso, o tráfego entre os quilômetros 245 e 250. da pista sentido São Paulo segue operando em mão dupla para minimizar os impactos aos usuários da rodovia.
Foto: Divulgação/PRF