Uma mulher, de 39 anos, moradora de Volta Redonda, está sendo monitorada por suspeita de ter sido reinfectada pela Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde, na tarde desta quarta-feira (dia 26).

Segundo a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental do Estado, a mulher vive em Volta Redonda, mas trabalha em Angra dos Reis e na capital fluminense.

Inicialmente, ela teria sido infectada em maio e, neste mês, apresentou novamente sintomas da doença. O caso está sendo investigado pela secretaria de Estado de Saúde, secretarias municipais de saúde e Ministério da Saúde.

Reinfecção

Apesar de dados preliminares indicarem a presença de anticorpos que garantem proteção contra a doença após o contágio inicial, pesquisadores do mundo todo vem estudando a possibilidade de reincidência da doença naqueles que já foram infectados.

A Fundação Osvaldo Cruz, por exemplo, tem pesquisado a respeito do tema. A instituição afirmou que ainda não possuí dados conclusivos em seus trabalhos, mas assim que eles forem finalizados e obtiverem comprovação científica, serão publicados.

Hong Kong

Pesquisadores da Universidade de Hong Kong, na China, anunciaram nesta semana que confirmaram um caso de reinfecção pelo novo coronavírus. O homem, de 33 anos, contraiu o vírus pela segunda vez neste mês depois da primeira infecção, em março.

Em resposta a jornalistas na entrevista coletiva da última segunda-feira (dia 24), a líder técnica para Covid-19 da Organização Mundial de Saúde, Maria Van Kerkhove, destacou que a documentação da reinfecção em Hong Kong é importante, mas pediu cautela. “Não podemos pular para nenhuma conclusão”, disse ela, que lembrou que a confirmação foi a primeira em quase 24 milhões de casos e destacou que há pesquisas em curso em todo o mundo acompanhando a resposta imune desenvolvida por pessoas que tiveram covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.