A Companhia Siderúrgica Nacional – CSN (CSNA3) informou na noite de segunda-feira (dia 10) que acionou o protocolo de emergência em Nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens da Mineração para sua Barragem B2, localizada em Rio Acima (Minas Gerais) na mina de Fernandinho.

A mina é de titularidade da Minérios Nacional, controlada da CSN. 

A siderúrgica informou ainda que, dado o alto volume pluviométrico registrado nesses últimos dias, vem realizando uma série de investigações geotécnicas de modo a assegurar e acompanhar as condições de segurança das estruturas de todas as suas barragens e das comunidades ao seu redor. 

“A CSN reforça também que a Barragem B2 não envolve riscos à população pois todos os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) já foram realocados e tampouco representa impacto relevante na produção da companhia”, destacou a siderúrgica, informando ainda que os órgãos competentes já foram avisados. 

Níveis de emergência de barragens

Existem três níveis de emergência de barragens, de acordo com a portaria 70.389/2017. Quando a estrutura está em nível 1, significa que há um comprometimento potencial de segurança. O nível 2 significa que existe uma ação que está sendo realizada para sanar o problema, mas o controle da anomalia não está sendo eficaz. Já no nível 3, o risco de rompimento é iminente.

Com informações e foto do Portal Finance News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.