O presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), Ubirajara Vaz, alertou sobre uma nova onda de golpes direcionados aos idosos através da internet. Segundo Ubirajara, os criminosos estão utilizando táticas cada vez mais sofisticadas para ludibriar as vítimas, com foco principal em notificações falsas sobre encomendas, empréstimos e aumentos de limite de crédito.

“É muito bom descobrirmos que existe uma encomenda esperando pela gente e os criminosos sabem muito bem disso. Eles enviam notificações falsas alertando sobre um pacote que aguarda retirada. Mas não existe pacote nenhum, tudo o que eles querem é o nosso dinheiro, já que é preciso pagar para retirar a encomenda inexistente”, destacou.

De acordo com o presidente da AAP-VR, os golpistas estão se utilizando de e-mails e aplicativos de mensagens para informar as vítimas sobre a chegada de supostas encomendas, liberação de empréstimos e autorização de aumento de limite de crédito.

“Todo dia, aparece um novo tipo de golpe e o atual é o de mandar e-mails ou WhatsApp informando a pessoa que sua encomenda está a caminho, que foi liberado o seu empréstimo ou que o banco autorizou valor maior no seu cartão de crédito. É importante que não abra o e-mail e que mande essas mensagens para a lixeira e, depois, a esvaziar. Afinal, Se não encomendou nada, como vai receber uma encomenda?”, alertou.

Diante disso, Ubirajara Vaz recomenda que os aposentados e pensionistas fiquem atentos e não abram mensagens suspeitas, principalmente se forem de remetentes desconhecidos. Ele também ressaltou a importância de verificar o status de encomendas apenas por meio do código de rastreamento fornecido pelo site da compra.

“Se você encomendou algo, o certo é pegar o código de rastreamento, acessar o site fornecido na hora da compra e verificar por lá. Nunca abrir mensagens de desconhecidos”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.