A Alerj aprovou, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o projeto de lei do deputado estadual Tande Vieira (PP) que determina o tombamento da Cachoeira da Fumaça como Patrimônio Ambiental, Social e Turístico do Estado do Rio de Janeiro. Agora, a proposta segue para votação em plenário.

A Cachoeira da Fumaça, localizada em Resende, é formada pelo Rio Preto e considerada a maior do Estado, com 2 km de extensão e 200 metros de queda. O nome faz alusão ao espetáculo natural proporcionado pela queda em época de cheia do rio, que produz uma bela e densa fumaça líquida.

“Desde 1988, a cachoeira está situada em uma unidade de conservação com 180 alqueires, que é o Parque Municipal Natural da Cachoeira da Fumaça-Jacuba, local protegido e que permanecerá preservado para as nossas futuras gerações. Nada mais justo que ela seja tombada como Patrimônio Ambiental, Social e Turístico do Rio de Janeiro¨, afirmou o deputado Tande.

A Cachoeira da Fumaça está situada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e já é tombada como Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende por Decreto Municipal desde 1999.

“Graças à sua exuberância natural, a Cachoeira sempre atrai muitos turistas, o que movimenta a dinâmica econômica e social da região das Agulhas Negras, mas, com certeza, sua importância vai muito além”, ressaltou o deputado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.