Já são mais de 100 horas desde o tombamento de uma carga superdimensionada no km 247 da Rodovia Presidente Dutra, em Piraí. O acidente ocorreu na última quinta-feira (dia 11), causando problemas no tráfego e levando a concessionária CCR RioSP a implementar um plano de contingência no trecho.

Parte da pista sentido São Paulo (entre os quilômetros 245 e 250) foi convertida para mão dupla, já que a via sentido Rio foi parcialmente bloqueada pela carga, permitindo apenas a passagem de veículos leves. A Polícia Rodoviária Federal informou que ainda não há uma previsão concreta para a liberação da pista, pois o processo de remoção da carga “é muito mais complexo do que aparenta”.

Neste segunda-feira (dia 15), as equipes estavam trabalhando para realizar o nivelamento do conjunto para tentar a remoção. Devido ao peso elevado da carga, é necessário um trabalho específico com utilização de equipamentos apropriados. O transformador tem peso de 450 toneladas e, somando a todo o conjunto transportador, o peso total bruto é de 591 toneladas. A elevação do conjunto é feita aos poucos, com utilização de dispositivos hidráulicos e uso de calços para realizar o alinhamento. Talvez, segundo a PRF, seja necessário o uso de guindastes de grande porte.

Além disso, as condições meteorológicas também são um desafio, podendo prejudicar e atrasar os trabalhos. As equipes continuam trabalhando para restabelecer a normalidade nessa importante via de ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.